Cartas para o futuro no projeto “Queria que soubesse” da UFJF

cartas UFJF

Cidade Vai Ali - Por Vai Ali

19/05/2020

O que você gostaria que lembrassem daqui os próximos 30 anos? De você, do que você aprendeu, ou algo que você queira ensinar. Enfim, são inúmeros os motivos que nos fazem pensar como estaremos daqui alguns anos. Há 20 anos atrás por exemplo, imaginar 2020 era um desafio. Ainda mais, que estaríamos em uma pandemia

Nesses tempos, a sociedade tem revisto seus  valores e prioridades e, muita coisa tem mudado. Então, por que não diante de tanta mudança deixar um registro por escrito do que seria importante ser lembrado, pra você? Seus aprendizados, o que esse período te ensinou, o que você quer que não se esqueçam?

Essa é a iniciativa do projeto “Queria que soubessem” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O principal tema do projeto é reunir cartas de todos que já passaram pela Instituição em uma cápsula do tempo. A cápsula será aberta em 2050, seja por você, seus filhos, parentes ou quem estiver por aqui.

Até agora, gente de todo Brasil já encaminhou as cartas, que serão escritas em até 3.000 caracteres em um formulário específico. Enquanto durar a pandemia, a UFJF receberá as cartas e, a cápsula, será ainda definida. Mas o local em que será guardada já está acertado: no Jardim Botânico, onde uma árvore será plantada.

Durante esses 30 anos, a árvore irá crescer e guardar nossas memórias. Além disso, será material de estudo posterior. Ou seja, você vai fazer parte da história da Universidade e da cidade! Mas sem pressão, pode pensar em como vai escrever, por que as cartas serão recebidas até o fim da pandemia.

Esperamos que termine logo, mas ainda dá tempo para pensar um texto bem legal. É importante lembrar também que o texto deve ser escrito sem palavras chulas, agressões pessoais e/ou mensagens que possam gerar transtornos judiciais para você e a Universidade.

Leia também

Čao Laru lança Čao La Chama com Tata Chama & As Inflamáveis

Novo lançamento da Mauloa conta com lado A e B de “Seu Doutô”

Compartilhe: