Como criar uma tendência de moda em qualquer setor?

moda em qualquer setor

Marketing agora! - Por Vai Ali

15/06/2020

Algumas marcas lançam moda e tornam-se atemporais na mente dos consumidores. Quem nunca ouviu falar do pretinho básico ou do perfume Chanel. Basta ler essas palavras, que imediatamente somos transportados para uma atmosfera de sedução e charme. “Apenas duas gotinhas de Chanel nº 5”. Essa foi a provocante resposta da saudosa atriz, Marylin Monroe numa coletiva de imprensa. Ela foi perguntada sobre o que usava para dormir.

O marketing espontâneo gerado pela resposta da atriz, movimenta até hoje milhões de dólares no mundo inteiro, e fez com que a fragrância ficasse sempre entre as mais vendidas. Detalhe: isso tem mais de 50 anos.

Daí você se pergunta, como criar tendências e tornar os meus produtos objeto de desejo. Lembrando que nem todos tem uma Marylin na manga ou orçamentos estratosférico. A resposta é simples. Crie a necessidade.

Obviamente, produtos de necessidade básica, como alimentos, são mais fáceis de vender. Afinal, as pessoas precisam desses produtos para sobreviver. Mas quando não envolve subsistência, como podemos criar o desejo.

Separei dicas simples e que podem te ajudar a tornar seu produto essencial em qualquer prateleira:

Compras por indicação:

Mais de 50% das pessoas compram por indicação de parentes ou amigos, por isso, incentive seu público a postar sobre seu produto e te marcar. Ofereça descontos na próxima compra para quem fizer essa divulgação e SEMPRE reposte a foto de seus seguidores. Fique de olho em quem veste a camisa da sua marca.

Embaixadores/influenciadores

O Marketing de influência nunca esteve tão em alta, por isso, se você tiver uma verba, invista em parcerias com formadores de opinião. Encontre aquela pessoas que é a cara da sua marca. O público acredita mais em pessoas do que em simplesmente propagandas, secas e sem vida.

Pesquise necessidades

Invista na criação de produtos que seu público deseja. Como você descobre isso? PERGUNTE pra ele. Faça enquetes ou pesquisas de opinião. Entendendo os anseios do seu consumidor, você pode pensar em um produto ideal e nunca se esqueça de analisar custos, afinal criar um produto novo demanda tempo, mão de obra e investimento.

Saiba qual é sua confort food

O termo que antes era usado apenas no setor alimentício, agora também é usado nos demais setores produtivos. Nada mais é do que você saber qual é o seu produto queridinho, que não pode faltar na sua coleção, e-commerce ou loja. Esse produto faz parte da identidade da sua marca e pode ser reinventado constantemente, claro que respeitando sua essência.

Criar uma tendência é o sonho de todas as marcas, mas mais do que criar é preciso se manter fiel a sua proposta e nunca deixar de lado a preocupação com a qualidade e atendimento. Me conta, qual sua tendência favorita dos últimos dez anos? A minha é a modelagem “boyfriend”.

Leia também:

Prestar serviço x Vender

“Vamos Falar de Branding?

Dos 100 ao 1 milhão: Como atrair seguidores.

Compartilhe: