Dicas de como se destacar na redação do Enem

enem-destaque-vaiali dicas para redação

Conhecimentos gerais Internet - Por Caroline Ferreira

24/10/2019

Nos dois próximos finais de semana acontece o Enem, esse vestibular tão temido que abre as portas para a maioria das faculdades do Brasil, seja particular ou pública. Se você tá aí desesperado sem saber o que fazer, por que não estudou o ano inteiro (sim, isso acontece amigos) o Vai Ali separou algumas dicas que poderão te dar uma ajudinha a mais!

 

Tenha conhecimento dos pontos que serão avaliados em sua redação

A redação do Enem possui cinco competências de avaliação (Se você estuda há um certo tempo deve saber, mas custa nada reforçar). Conhecer essas competências é essencial para que você tenha noção do que está sendo avaliado e em que pontos pode melhorar para que atinja seu objetivo final que é a nota máxima.  Veja as cinco competências:

competencias-enem-vaiali

Conheça os temas da atualidade

Política, economia, ciência, educação, são temas importantíssimos para que você tenha repertório sobre o que escrever na redação do Enem. Mas você já reparou que se souber sobre uma série e o tema debatido nela também podem ser importantes? Foi o caso do tema de 2019 que abordava as relações de privacidade e internet e muitos vestibulandos que gabaritaram a redação utilizaram a série Black Mirror como exemplo (Tá aí uma ótima desculpa para estar atento na Netflix. Mas com moderação ok?)

 

Conheça a redação de quem já atingiu esse objetivo

Note os detalhes que fizeram a diferença para que a redação fosse bem avaliada, como a linguagem, a proposta de intervenção criativa, assim como não perder o tema principal, muitos erros, enfim, esteja atento ao que os antigos candidatos fizeram para conseguir uma boa avaliação.

 

Tenha domínio da língua portuguesa

Essa dica parece óbvia, mas é a primeira competência de avaliação, notou? Ou seja, sem ela, todo o texto que for escrito seja o melhor que for, pode ser em vão se o seu português for mediano ou fraco. Domine coesão e coerência, grafia correta de termos, e principalmente: não tente escrever difícil, se não souber a grafia de um termo específico opte pelo mais simples. Por isso, a próxima dica é importantíssima.

*Aprenda a língua inglesa* – O inglês também é uma das línguas que você precisa ter conhecimento, caso tenha optado por ela.

 

Leia muito

Literatura, jornais, revistas, todos as fontes o que de leitura possíveis vão te ajudar a ter mais clareza do que for escrever e ainda, serão fonte de conhecimento para o que for utilizar. Os temas de redação são muitas vezes previstos, mas não é possível ter segurança do que realmente vai ser. Ler de tudo um pouco vai ser de grande valia, tanto para o conhecimento geral quanto para uma boa avaliação.

 

Seja criativo

Finalmente, una todas essas dicas e ponha a cabeça para funcionar, seja criativo com propostas de intervenção, com a forma de escrita (claro que sem perder o estilo exigido que é o dissertativo argumentativo), nos temas correlacionados ao tema principal, por isso, ler, treinar conhecer te darão maior segurança para que o tão sonhado mil apareça na sua avaliação.

 

Leia também

Professor dá dica de 10 temas para a redação do Enem

Primeira FLIJUF reúne arte, cultura e conhecimento

 

Compartilhe:

Tags: