Dos 100 ao 1 milhão: como atrair seguidores reais

Marketing agora! - Por Vai Ali

18/05/2020

Se você pensa que apenas celebridades ou os super ricos podem chegar ao tão cobiçado 1 MILHÃO de seguidores, pensou errado. Conforme as pessoas passaram a admirar perfis diferentes e se interessar por todo tipo de conteúdo, tornou-se mais fácil conquistar seguidores e ganhar notoriedade nas redes.

Não apenas perfis profissionais ou gerenciados por empresas, tem ganhado destaque nas mídias digitais. Pessoas, consideradas “comuns”, tem crescido em números e influência (veja minha coluna sobre Marketing de Influência).

Essa projeção alcançada por figuras, muitas vezes anônimas, se deve ao aumento exponencial do descrédito de alguns mega influenciadores e a profissionalização das contas no IG e Facebook. O cuidado com a edição de fotos, os filtros e as legendas nunca foi tão evidente.

Mas nem só de fotos bonitas, os perfis mais acessados vivem. Abaixo reuni algumas dicas fundamentais para que você ganhe seguidores, e o melhor, de forma orgânica:

Poste regularmente

Seus seguidores devem ser constantemente lembrados de você. Tanto no feed quanto no stories é necessário postar diariamente. Mas lembre-se, as postagens devem ter qualidade não só no layout, como também no conteúdo. É primordial um conteúdo bem pensado e elaborado de forma inteligente e atenta ao seu público.

Faça legendas bem elaboradas

Seja criativo! Se sua conta for mais técnica, utilize legendas mais explicativas e bem elaboradas. Ganhe a confiança dos seus seguidores e torne-se referência em sua área de atuação.

Use hashtags

Ao fim de todo post ou até mesmo nos stories, faça uso de hashtags atuais e que casem perfeitamente com o seu conteúdo. Sempre pesquise quais tags estão mais em alta e por consequência serão mais atrativas.

Engajamento sempre

Pergunte, interaja, peça opinião…crie um perfil interativo com os seus seguidores. Você deve criar um canal de comunicação direto e aberto. As pessoas querem ter espaço de fala.

Crie conteúdo de interesse do seu público

O mais importante é, você conhece quem te segue? Onde elas vivem? O que elas querem? O que gostam? Você não tem que esperar o Globo Repórter para descobrir (sic). Pergunte diretamente ou crie enquetes. Se sua conta for comercial, confira no Insights, lá você levanta todos esses dados.

Melhor horário para postar

Não existe fórmula mágica para descobrir, você tem que fazer testes. Verifique qual é o melhor horário através de análise de curtidas e comentários. Veja quando você recebe mais atenção do público.

Padronize o layout

Sabe quando você bate o olho em uma imagem e já identifica de quem é? Isso mesmo! Priorize identidade visual. Crie sua marca pessoal ou profissional.

Junte-se a influenciadores

Use o conceito da associação de imagem para alcançar novos públicos e assim fisgar seguidores. Caso você tenha verba, é uma boa opção para investir.

Perfil bem definido

Desenvolva sua biografia de forma concisa, mas inteligente e original. Faça as pessoas entenderem sobre o que é sua página.

Loko dos stories

Atualmente, os Stories contam com mais de 500 milhões de usuários diários. De acordo com o próprio Instagram, usuários com menos de 25 anos acessam os Stories em média 32 minutos por dia – 24 minutos para usuários com mais de 25 anos. Capriche nessa ferramenta, interaja e crie destaques no perfil.

Tudo o que está aqui pode ser desenvolvido sem custo, mas você terá que ter atenção e paciência para comparar e analisar os resultados. Me conta se ajudou? Comenta aqui ou me segue no @prithevenet, lá sempre tem muitas dicas da área.

Que venha o 1 milhão!

Marketing, agora. Instagram seguidores

Leia mais sobre Marketing!

Marketing de Influência: como usá-lo sem se tornar uma armadilha

Instagram Stories: use de forma inteligente e estratégica

Compartilhe: