Família Girassol passa por Juiz de Fora cantando a sustentabilidade

Família Girassol em Juiz de Fora

Cultura - Por Vai Ali

19/09/2019

Sol, Guilherme e KanauãPorã, a família Girassol. Pregando o respeito a natureza, a alegria e a educação por onde passam. Com seus instrumentos reciclados, fazem um som diferenciado chamando a atenção de quem passa. Juiz de Fora recebeu este presente há alguns dias atrás e, a cada batida, mais um se reunia a grande roda que se formava no calçadão da rua Halfeld.

Dentro de uma Kombi equipada e decorada por girassóis, a família paulista percorre o Brasil e sonha em chegar ao alto do Brasil, o paraíso nordestino. Vestidos de garis, a família faz releitura dos grandes clássicos brasileiros como Asa Branca, de Gonzaguinha.

Em entrevista, Guilherme explicou que a ideia da família girassol começou quando a família se tornou realmente família. Sol e Guilherme juntaram suas artes, ele músico e artista circense e ela artista e educadora. Disso um resultado único: a música sustentável.

Certo tempo depois, chegou Kanauã, que em tupi guarani significa “dançarino”, bem propicio para o pequeno que participa ativamente das apresentações do pai e da mãe, que fazem da rua o seu palco.

Construíram também a “Gambiarra Lixofônica” foi criada a partir de materiais reciclados, como vergalhões, canos de PVC e demais materiais. A família também realiza a coleta de alguns materiais para a reciclagem. Na cidade por exemplo, a família recolheu sombrinhas.

“Simbora menino!” Canta Guilherme que chama a galera para prestar a atenção na música. “Abaixa e pega, o seu lixo” conta a história de um homem que come um salgadinho e jogou papel no chão. “Ele finge que não vê” é o que muitos fazem, ignoram a importância de descartar o lixo corretamente.

O que muitos ignoram também é o artista de rua está prestando um serviço, oferecendo sua arte, ele ainda fala disso em suas apresentações. “Nós falamos também da valorização do trabalhador e da arte de rua, que é um trabalho como outro qualquer e que ele não vive de esmola”.

A família disponibiliza ainda este trabalho em escolas, ONGs, e qualquer outro que deseja agregar um pouco de alegria e conscientização em uma única apresentação. Até dezembro os três permanecem no Sudeste e partem a partir do ano que vem para seu objetivo final.

Confira a entrevista completinha

Produção: Caroline Ferreira

Cinegrafia: Yuri Rebello e Anna Carolina Miranda

Edição: Yuri Rebello

Finalização e cartelas: Anna Carolina Miranda

 

Veja também

Manual da Vida Adulta: comida de adulto | com Roberta Abramo

Manual da Vida Adulta | Como economizar dinheiro?

Compartilhe:

Tags: