#FicaaDica ENEM: como ler mais e melhor

Dicas - Por Vai Ali

18/09/2017

Ler é o primeiro passo para um ENEM de sucesso. E não, não é exagero.  Numa prova em que o aluno é avaliado pela sua capacidade de interpretação e contextualização, é claro que a leitura tem sua importância.

O ENEM tem a interdisciplinaridade como eixo central. Sendo assim, o participante deve se preparar de uma maneira abrangente, focada nos acontecimentos do cotidiano. E ler diariamente, seja o material de estudo, jornais e revistas de assuntos variados a livros de história ou ficção, é sem dúvidas uma boa base desse estudo. Além das vantagens práticas, o hábito da leitura proporciona também uma riqueza de vocabulário, facilidade para escrever a redação e para resolver os problemas colocados na avaliação.

Por isso, vamos listar algumas dicas para você ler mais e melhor diariamente, porque de nada adianta passar uma tarde inteira lendo durante seu fim de semana se, nos outros dias, deixamos de aproveitar algumas horas dedicadas à leitura.

via GIPHY

  1.  Tenha sempre um livro ao seu alcance

Um bom leitor que se preze sempre tem um livro por perto. Aquele tempo de espera pelo ônibus, pela consulta no seu médico ou a hora que sobra durante a pausa do horário de almoço são alguns exemplos de momentos propícios para tirar o livro da mochila e ler algumas páginas. Para os amantes dos livros digitais fica ainda mais fácil, é só acessar o APP e largar um pouco o feed do Instagram, beleza?

  1.  Aceite o desafio de ler algo novo

Vale pedir uma sugestão pro amigo ou procurar na internet numa daquelas listas de “1001 livros para ler antes de morrer”. O importante é abrir a mente (e o vocabulário).

Quer mais um desafio¿ Coloque metas de leitura. Exemplo: ler um livro por mês ou por semana, ler algum jornal diariamente e por aí vai. Ah e vale trocar o famoso “quero ler um livro X” para “quero ler um livro X até o final deste mês”. Sério, funciona!

  1.  Elimine as distrações

Muitas vezes a notificação no celular te tira a concentração, assim como os barulhos da TV ou Rádio. Por isso, vale a pena deixar as redes sociais de lado e os programassériesfilmes para depois. Se organizar, você vai ter tempo para cada uma dessas coisas, deixando assim seu dia muito mais produtivo.

  1.  Crie um diário de leituras

Já pensou em resenhar os livros que lê? A memória do ser humano é bem limitada, então forçá-la a lembrar é sempre um bom estímulo. Isso vale tanto para livros de ficção como de história. Se estiver estudando, vá marcando os pontos mais importantes do livro, escrevendo com suas palavras, colocando alguns post its… vale de tudo! Além de memorizar as histórias melhor, você também acrescenta o seu banco de palavras (o famoso vocabulário).

  1.  Leia e releia

Ler e se distrair é comum. Mas passar páginas e páginas distraído e depois se perguntar o que estava escrito ali não pode né?! Ler, reler e ler de novo pode ser ótimo para absorver melhor o conteúdo e decorar as informações. E se você não entendeu algo ou alguma palavra, vale entrar no queridinho Google para sanar essa dúvida.

via GIPHY

  1.  Forme opiniões

Crie em você o hábito de se questionar. “Será que o que está escrito é uma verdade?”. Isso te instiga a procurar outras fontes e ler outras coisas. Numa prova como o ENEM que é importantíssimo saber interpretar e contextualizar, essa dica é fundamental.

Assim, além de aumentar seu aprendizado sobre diversos assuntos, você ainda manda bem no ENEM e consegue aquela tão sonhada vaga pra uma universidade. Vale lembrar que a leitura não ajuda somente na hora da escrita da redação, mas para interpretar toda a prova (até a de exatas).  E pratique a concentração e a contextualização, pois você já estará a um passo de realizar uma boa prova.

via GIPHY

Lembrete: o ENEM este ano (2017) acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Não vale perder a hora da prova, ein?!

 

 

Compartilhe:

Tags: