Livros que viraram filmes e que valem a pena assistir

bladerunner-vaiali-livrosqueviraramfilmes

Cinema Cultura - Por Vai Ali

18/11/2019

“Mas esse filme não tem nada a ver com o livro”. Essa é uma frase dita muitas vezes quando uma obra é adaptada para o cinema. Esse foi o caso de O Iluminado, filme dirigido por Kubrick e que foi criticado, até pelo autor do livro, Stephen King. Porém, Dr. Sono tentou se redimir com o autor, e o diretor Mike Flanagan conseguiu: foi até defendido pelo autor do livro, mesmo o filme não tendo grande número de bilheteria.

Mas a gente separou alguns livros que se tornaram bons filmes reconhecidos pela crítica e pelo público, e que foram fieis ao enredo original, ou foram boas inspirações:

Um sonho de liberdade

Esse é o “Rita Hayworth and Shawshank Redemption” de Stephen King (de novo) apresenta a história de Andy Dufresne, um banqueiro acusado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e seu amante. Preso durante 20 anos, ele se torna amigo de Ellis “Red” Redding  (Morgan Freeman) e conquista espaço na prisão usando a inteligência se revelando uma personalidade diferente dos outros detentos.

 

A garota do trem

A versão escrita por Paula Hawkins, conta a história de Rachel, mulher viaja todos os dias para Londres de trem para, supostamente, ir ao trabalho. Mas Rachel que acaba testemunhando, da janela do trem, o que aparenta ser a cena de um crime. Quando se dá conta, já está envolvida em toda a investigação e em uma bola de neve de mentiras que ela mesma cria.

 

A menina que roubava livros

As obras contam uma das histórias mais descritas na sétima arte: a segunda Guerra Mundial. Mas dessa vez, aborda o ponto de vista da parcela mais humilde dos alemães e como eles enfrentaram os empasses da guerra e as imposições do período. Tendo como assunto principal a história de Liesel e sua família e como ela conseguiu se esquivar da morte por três vezes (pouco né?).

 

Blade Runner

Se você já viu esse filme, seja o de 1982 ou o de 2017, pode não imaginar que esses filmes foram inspirados no livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas” de Phillip K. Dick. O filme relata a história de um caçador de androides que passa a vida a procurar robôs que se passam por humanos. O segundo filme já é mais independente do livro mas não passa desapercebido. Relata a história de uns dos caçadores, conhecidos como Blade Runner, que está desaparecido a mais de 30 anos e ainda esconde um segredo.

O filme de 2017 foi vencedor de dois Oscars, melhor fotografia e efeitos visuais, Blade Runner 2049 é bem diferente do primeiro, tanto pelos recursos quanto pela narrativa, mas não deixa de ser interessante.

bladerunner-vaiali-livrosqueviraramfilmes

 

12 anos de escravidão

Baseado em uma história real, esse é um dos filmes sobre a escravidão que te fazem ficar enjoado. Takes de muita crueldade e cenas inimagináveis contam a história Solomon Northup, violista que em tempos de transição da abolição nos estados Unidos é sequestrado e tipo como escravo.  Por 12 anos ele luta pela sua liberdade enquanto trabalha em diversas fazendas de algodão na Louisiana.

 

Publicado em 2005 por Cormac McCarthy, e adaptado para o cinema em 2007, “Onde os Fracos não Têm Vez” conta a história de Llewelyn Moss, que encontra um traficante no deserto do Texas enquanto caçava. Na ocasião, ele leva consigo uma grande quantidade de dinheiro que estava com o rapaz. Ele, então, começa a ser perseguido pelo impiedoso assassino Chigurh, que está em busca do dinheiro.

ondeosfracosnaotemvez-vaiali-filmes

 

Leia também

The Crown: resumão

Compartilhe: