Minimalismo: consumo consciente para um estilo de vida sustentável

Cidadania Sustentavel - Por José Roberto Abramo

05/03/2022

Neste post aqui no vai ali, resolvi publicar um texto muito bom e muito equilibrado sobre MINIMALISMO, escrito por Wanessa Bittar, minha parceira no banner Cidadania Sustentável, aqui no vaiali.com e no meu canal do YouTube. Ao final deste post, retirado do site entrenoscrochet. eu deixo um programa Tá NA Rede, que publico no canal da Tribuna de Minas TMTV, que retransmiti no meu canal no Youtube. Chama-se Minimalismo: O Prazer do Desapego, que desenvolvi no momento auge da pandemia.

por Wanessa Bittar*

Adotar um estilo de vida mais equilibrado é buscar escolhas conscientes e essenciais. O minimalismo é representante dessa maneira de viver. Inspirado em um movimento artístico do século XX, o minimalismo defende a ideia de que ao organizarmos a vida podemos aumentar o tempo com o autocuidado, a família e as amizades, priorizando mais as experiências do que as coisas.

O minimalismo foca nas necessidades, evitando consumos exagerados e insustentáveis. Nesta perspectiva adota-se a estratégia do consumo responsável, a fim de dedicar mais tempo às atividades de maior valor afetivo. E, consequentemente, produzir atividades de baixo impacto ambiental.

A mudança necessária para promover uma vida mais sustentável envolve a transformação nos nossos comportamentos diários e nos nossos hábitos.

Dessa maneira, poderíamos nos perguntar: Como ser minimalista em uma sociedade que constantemente constrói a imagem da felicidade associada ao consumo?

Por isso, nesse artigo, deixarei algumas dicas para te aproximar do comportamento minimalista.

– Priorize empresas conscientes

A decisão de compra é um poderoso mecanismo de incentivo para mudanças. Você já parou para pensar quais os tipos de narrativas o seu dinheiro patrocina? As empresas que você escolhe contribuem para o seu território de forma significativa? Qual o engajamento com a comunidade? Possui valor justo com relação a cadeia produtiva? Possui produtos duráveis e de fácil manutenção? Promove o desenvolvimento dos colaboradores? Incentiva a pesquisa e desenvolvimento de recursos alternativos e sustentáveis? Questões como estas podem estruturar os critérios de escolha na hora da compra.

– Compre roupas com aproveitamento de materiais recicláveis

Na hora de suas compras verifique a preocupação com pesquisa e desenvolvimento das peças. A ponto de até inovar nos recursos da matéria-prima e colaborar com a redução de resíduos.

– Fidelize-se aos­­­­­­­­­ brechós

Muitas vezes os brechós são ótimos espaços para encontrar peças alternativas e de boa qualidade. E ainda pode ser uma forma de colaborar com projetos beneficentes, associações de bairros e diferentes campanhas.

– Invista em roupas atemporais

Existem peças de roupas que nunca saem da moda e que podem ser opções inteligentes na escolha de consumo. De modo que seja possível evitar gastos constantes com roupas muitas vezes descartáveis e não adequadas aos valores da sustentabilidade. Neste contexto de atemporalidade encontram-se as peças da marca Entrenós Crochet.

– Conserte suas roupas

Uma importante avaliação a ser feita no momento da decisão de compra é verificar a possibilidade de conserto da peça caso ocorra algum incidente. E neste sentido você pode avaliar matéria-prima, cortes, tipos de beneficiamento, como exemplo os acessórios incluídos nas peças.

5 razões que vão te convencer a ter um guarda-roupa minimalista

– Opte por cores neutras

A escolha por cores neutras torna o guarda roupa funcional e versátil para diferentes combinações de peças. Muitas vezes uma peça pode ser repetida em várias ocasiões com diferentes acessórios sobreposto a ela.

– Valorize a moda consciente

No momento do consumo de moda pesquise sobre os bastidores da marca e entenda quais benefícios ela oferece para a sociedade e os seus trabalhadores, fornecedores, dentre outros. De fato, ela promove a transformação da percepção para o consumo?

– Seja curioso (a) pela origem

É muito importante no processo de transição para o estilo de vida sustentável saber das procedências dos materiais e peças de consumo. Através desta informação se abre um mundo a ser conhecido e avaliado para saber se realmente é justo ou não consumir determinado produtos de moda.

– Organize o seu armário com frequência

A organização do armário auxilia no controle do consumo de moda e ainda pode ser uma oportunidade para revezar e reciclar as peças encontradas.

– Lave menos as roupas;

Dependendo da ocasião e do tempo em que a roupa foi utilizada você pode deixar as peças tomando um ar e ainda borrifa água com amaciante para manter um cheiro agradável. Evitando assim o desgaste do material e das cores. Caso precise de fato lavar escolha produtos menos agressivos ao tecido como exemplo sabão de coco ou sabonete neutro.

Baixar - Casa de banho minimalista com uma máquina de lavar. ilustração 3D — Imagem de Stock | Máquina de lavar, Máquinas de lavar roupa, Banheiro minimalista

– Priorize peças com materiais duráveis

A durabilidade das roupas pode auxiliar na economia do consumo de moda e também evitar descartes constantes de peças que muitas vezes nem serão reutilizadas.

– Valorize a produção local

É importante ter a consciência de que ao adquirir produtos locais você estará contribuindo para que os impostos daquele produto fiquem no município e gere benefícios para a sociedade local.

– Invista em roupas de tecidos orgânicos

O tecido orgânico é uma matéria-prima desprovida de químicas e que muitas vezes são até indicações medicinais para pessoas com hipersensibilidade na pele. É uma opção para quem busca conforto e saúde além de contribuir para o meio ambiente.

– Faça doações de roupas

Doar é um ato nobre, uma forma consciente de desapego e ainda uma possibilidade para renovar escolhas de consumo.

30 ideias de Doação de agasalhos | campanha do agasalho, agasalho, desapega roupas

– Descarte corretamente suas peças

Caso as peças não estejam em condições adequadas para reutilização visualize oportunidade de guardar acessórios das peças para futuras customizações e ainda pedaços de tecidos para outros tipos de usos. Sempre haverá modos de aumentar o ciclo de vida do produto antes de virar um simples resíduo, ou seja, lixo.

Portanto, refletir sobre suas escolhas por meio do senso crítico e consumir com responsabilidade é amplificar nossa participação cidadã. Os estilos minimalista e sustentável podem aprimorar a relação com a moda e o meio ambiente. Seja criativo (a) e reinvente!

Nenhuma descrição de foto disponível.

Esp. Wanessa Dose Bittar

Diretora do Studio Dialeto; Mestranda em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade; Especialista em Engenharia de Produção e Graduada em Artes.

Visite http://www.studiodialeto.com.br/

e visite também:

https://www.entrenoscrochet.com.br/

vídeo Tá Na Rede: Minimalismo, O Prazer do Desapego

Compartilhe: