Instagram Stories: use de forma inteligente e estratégica

Marketing agora! - Por Vai Ali

04/05/2020

Você já se pegou visualizando Storie atrás de Storie, sem nem olhar para o feed? Calma, meu caro. Você não é o único. Desde que foi criado, lá em 2016, o Instagram Storie tem crescido em relevância e audiência. Para quem não se recorda, a ferramenta foi pensada para competir diretamente com o Snapchat (pobre coitado, morreu de causas naturais).

Atualmente têm se discutido qual das ferramentas do Instagram geram maior engajamento e por consequência criam mais negócio. Afinal, você quer converter o seu lead em cliente potencial. E assim, gerar a venda. Contudo, não há fórmula mágica. Você tem que conhecer quem é sua persona e entender o que ela procura em seu perfil.

Daí você se pergunta, como vou descobrir onde investir meu suado dinheirinho? Simples, faça experimentos com sua audiência! Poste no Stories diariamente, de três em três horas, e intercale as publicações entre fotos e vídeos, para ficar mais dinâmico. Em seguida, verifique se as visualizações estão aumentando ao longo dos dias. Colocar enquetes e perguntas ajudam muito a movimentar sua rede.

Já no Feed, comece postando uma vez ao dia no horário de maior engajamento (veja nos Insights de sua conta comercial) e mescle as publicações entre ofertas do que você vende e dicas que possam ajudar o seu público.

Se após essa análise, você chegou à conclusão que o Storie é sua ferramenta ideal, reflita sobre a construção que será realizada. Tudo tem que ser devidamente planejado e pensado. Não é simplesmente despejar conteúdo aleatório e sem nexo.

Pessoas gostam de ver pessoas. Querem se conectar. Então, que tal humanizar o seu Stories? Bastidores são uma fácil e ótima opção. As pessoas querem ver quem está por trás das marcas.

Separei algumas dicas para que você possa criar Stories engajadores e cheios de originalidade:

Interação

Convide seu público a interagir com sua página. Dentro do Storie existem opções, como enquetes e perguntas. Mostre a sua audiência que você quer opinião, quer ouvi-lo. Não se esqueça de incluir CTAs.

No Marketing CTA significa: call to action, ou seja, chame para a ação. Pode ser um clique aqui ou participe.

Trilha sonora

Que tal incluir uma música? Boas histórias geralmente são acompanhadas por aquela trilha memorável. Música dá vida!

Stickers

Utilize essa opção para tornar o layout mais divertido e único. Mas não se esqueça de ter bom senso. Ninguém quer que o conteúdo seja eclipsado por tantos gifs ou emojis.

Um dos stickers mais importantes são as hashtags! Elas vão fazer sua conta ser visualizada por mais pessoas e assim a possibilidade de você conquistar mais seguidores é gigante.

Tamanho das artes

A proporção ideal de imagens e vídeos no Instagram Stories é de 1080 x 1920. Não use imagens fora de proporção, elas perdem a qualidade e parecem amadoras.

Diversifique

Não use apenas um formato de comunicação. Varie e seja criativo. A Selfie acaba sendo o formato mais usado, mas ele não é o único.

Legende seus stories

Mais de 80% das pessoas assistem a vídeos sem som. Por isso, SEMPRE coloque legenda em seus Stories. Destaque o importante e explique de forma concisa e atrativa. Faça a pessoas quererem assistir até o final.

Lembre-se, originalidade e atenção devem permear todas as suas ações. Não é porque essa comunicação fica disponível por 24 horas que ela deve ser produzida sem capricho. Ela deve ser memorável, como todas as suas estratégias de marketing!

marketing Priscilla Thenevet - storie

Aprenda mais sobre Marketing!

Crie um feed original e seja referência nas redes sociais

Como viabilizar um evento sem aquele orçamento dos sonhos?

Compartilhe: