Nostalgia! 10 Tecnologias que fizeram sucesso nos anos 90

#VaideTEC - Por Vai Ali

24/08/2016

O tempo passa, o tempo voa e a tecnologia está cada vez mais à frente do nosso tempo. Você se lembra que antigamente, em 199x (melhor não mencionar datas, né?! Haha), nós tínhamos câmera fotográfica com opção de filme com 12, 24 e 36 “poses”? E a internet? Essa era discada e você só podia conectar depois da meia-noite ou sábado depois das 14hs porque contava apenas um “pulso” telefônico (quando caía era uma tristeza só). E o Famoso mIrc? Lembram dele? Você reunia os amigos e todos tinham uma @ na frente do nickname, alguns eram operadores das salas e tinham até canais fechados para conversa. Essas “engenhocas” eram o que tínhamos de mais moderno na época, nos ajudou muito, além de terem sido úteis em diversas situações. Época boa, né? #SaudadeAnos90

Nesse clima retrô eu trouxe uma lista com 10 tecnologias que fizeram parte da sua vida na década de 90. Será que você se lembra de cada uma delas? Vem que eu te mostro cada uma…

#01 – Disquete

Lembra do Bom e velho Disquete? Eles foram usados por muito tempo e muitas pessoas tiveram, inclusive, a oportunidade de acompanhar a sua evolução – do "bolachão" de 8'', passando pelo de 5''1/4 (5,25 polegadas) e chegando ao mais compacto, de 3''1/2 (3,5 polegadas), geralmente com capacidade de "incríveis" 1,44 MB.

Se você teve a oportunidade de utilizar esses dispositivos, sabe bem o que era ter que utilizar 20 disquetes para instalar um jogo, colocando um após o outro quando solicitado. Atualmente, a maioria dos computadores já não possui mais drives para os finados disquetes (os chamados floppy-disk), que passaram a fazer parte da seleta categoria de relíquias tecnológicas.

#02 – Walkman

Criado pelaSonye registrada sob seu nome, o termo Walkman era comumente utilizado também para designar aparelhos portáteis reprodutores de áudio de outras empresas. Portanto, é bem provável que muitas pessoas que estão lendo esta lista já tenham escutado suas músicas favoritas em "walkmans" da Phillips ou de alguma outra fabricante de produtos eletrônicos.

Anos mais tarde eles deram lugar ao Discman, MP3 e recentemente aos apps de musica on-line. Incrível como evoluiu, né?

#03 – Fita cassete

E por falar em Fitas cassete (ou Fitas K7, como são chamadas por alguns), elas também estão em nossa lista. Afinal, o seu lançamento, em 1963 pelaPhillips, revolucionou os padrões de captura de áudio. Além da portabilidade, sua principal característica (e maior benefício) era a possibilidade de iniciar a reprodução a partir de qualquer ponto, sem a necessidade de rebobinar- tarefa que, por sinal, deu nova utilidade às canetas Bic.

#04 – Video Cassete

Já extinto há anos, podemos dizer que o Vídeo Cassete (ou VCR, Video Cassette Recorder, no inglês) ainda está agonizando, pois ainda é relativamente comum encontrar esses aparelhos em muitas casas – ainda que a seu lado estejam reprodutores de DVD ou Blu-Ray e até aparelhos de reprodução On-Demand como AppleTV e ChromeCast, que são tendência.

#05 – Walkie Talkie

O Walkie Talkie foi desenvolvido durante a segunda guerra para fins militares, mas não demorou muito para que ele chegasse também aos consumidores civis. Como ocorre com muitos aparelhos eletrônicos, mais tarde acabou virando brinquedo nas mãos das crianças, que se divertiam conversando "chiados" a incríveis 15 metros de distância, e trocando até códigos em Morse! Apesar de ainda serem utilizados hoje em dia, os Walkie Talkies de brinquedo das décadas de 80/90 certamente garantiram a alegria de muitas crianças. A minha era sempre assim, brincando de pique-esconde com Walkie Talkie e conversando com os amigos. Haha

#06 – Mini game

Os Mini Games foram uma verdadeira febre entre a criançada – inclusive eu – , e vários modelos, com diferentes características e cores, foram lançados. Era realmente possível passar horas e mais horas brincando com joguinhos como o Tetris, principalmente quando o mini game em questão era dos famosos modelos "muita coisa pra caramba à beça in one".

#07 – Pager

O Pager (ou Bipe) pode ser considerado o antecessor dos celulares – ainda que sua função fosse restrita ao equivalente a "enviar um WhatsApp". Esse aparelhinho fez muito sucesso durante as décadas de 80/90 e era utilizado, principalmente, para receber mensagens, emitindo um bip sonoro (daí seu apelido) sempre que isso ocorria. Apesar de ser mais voltado para fins profissionais, não era difícil encontrar crianças com um Pager. Até eu já tive um, de brinquedo. hahaha

#08 – Pense bem

O Pense Bem original foi lançado em 1988 pelaTecToy. Posteriormente, o brinquedo ganhou uma nova versão, o Pense Bem Multi, que provavelmente será lembrado pelas gerações mais recentes. Com formato similar a de um laptop, o pense bem tinha diferentes modos de jogo e testava os conhecimentos dos usuários sobre diversos temas, indo desde personagens famosos a assuntos de história e geografia. A primeira versão possuía ainda um modo de jogo similar ao Genius, da Estrela.

#09 – Genius

Lançado no Brasil em 1980 pela Estrela, era uma espécie de jogo da memória eletrônico. Se você era criança na década de 80, provavelmente já teve a oportunidade de brincar com um desses, tamanho o seu sucesso que o aparelho redondo fez na época. Recentemente a Estrela relançou o brinquedo e tem feito sucesso entre as novas gerações. Ah, e ainda tem o app do Genius que pode ser baixado gratuitamente nas lojas. #Evolução

#10 – Polaroid

Quem nunca ouviu falar das câmeras fotográficas daPolaroid? Lindassss! (apenas na época) Sem dúvida, até mesmo os mais novos conhecem a fama de uma das mais importantes marcas de câmeras instantâneas de todos os tempos e dasantigas tecnologias. Elas fizeram muito sucesso a partir da década de 70 e, ainda nos dias atuais, são muito lembradas pela inovação que representaram em sua época.

Na CES 2016 foi lançado um novo modelo de Polaroid, totalmente reformulada e de cara nova. A câmera POLAROID SNAP tem as mesmas funções da sua vovó Polaroid, mas com um robusto corpo, câmera redesenhada, 10 MegaPixels e capacidade de até 32GB de fotos. O mais legal é que você pode armazenar a foto e imprimir quando quiser.

Bom, foram 10 itens que fizeram historia na vida de muita gente nesses últimos 20 anos (ops! Prometi que não contaria anos nem idade haha), muitas delas a gente sente saudade, né? Mas, vamos combinar que tem muita coisa bacana que surgiu depois das engenhocas que listamos e isso eu já contei nas colunas anteriores do #VaideTEC. Agora, é hora de voltar para o futuro e curtir todas!

Até Quarta que vem!

@BrunoBomtempo

Compartilhe:

Tags: