O que é marketing de nicho?

Marketing agora! - Por José Roberto Abramo

22/04/2021

Por Priscilla Thevenet*

Marketing de nicho ou marketing de segmento é um conceito que defende a personalização das estratégias de marketing com o objetivo de impactar um determinado público de forma direcionada.

Philip Kotler, um dos especialistas mais renomados do mundo na área de marketing, afirma em sua obra “Administração de marketing” que nicho é um grupo definido e limitado que busca um mix de benefícios diferenciados.

Em outras palavras, os nichos são áreas mais especializadas e por isso, atraem um público fiel e não concorrem com as empresas que trabalham em um mercado mais geral e concorrido.

Pare e pense: se os nichos existem para atender as demandas específicas de um determinado público, é necessário dialogar com essa audiência de uma forma diferenciada. Esqueça tudo o que você já aprendeu sobre fórmulas mágicas de como conquistar qualquer cliente, pois o foco do marketing de nicho é outro: ter uma estratégia personalizada.

O marketing de nicho é um conceito que defende o uso das estratégias de marketing de forma direcionada para um público extremamente especializado, em áreas muito segmentadas.

Você provavelmente já deve ter ouvido uma frase emblemática por aí que diz o seguinte: quem fala com todo mundo, não fala com ninguém. Sim ou não? Independente da resposta, saiba que essa máxima tem conexão total com a proposta do marketing de nicho.

Ao contrário das estratégias de marketing generalistas, o marketing de nicho pode trazer mais resultados para o seu negócio. Sabe por quê? Listamos as principais características dessa estratégia:

  • O marketing de nicho é especializado, ou seja, conta com estratégias assertivas para alcançar quem procura pela sua solução;
  • O marketing de nicho tem como propósito gerar uma conexão próxima com as pessoas;
  • Empresas que trabalham com marketing de nicho investem em soluções diferenciadas para atender um público. Isso inclui a elaboração do produto, as estratégias de divulgação, o formato do atendimento, do suporte pós-venda, etc.

Em resumo: explorar o marketing de nicho a partir de um bom planejamento estratégico e conhecimento aprofundado e construção da persona (ou personas) do seu negócio é parte do caminho das pedras para você conquistar autoridade no seu nicho de mercado.

Dessa forma, as estratégias de comunicação e relacionamento naturalmente dão mais retorno. Ou seja, fazer marketing de nicho é literalmente “falar a língua” do seu público

Acooorda menina: contratar um profissional de marketing não é gasto é investimento

Compartilhe: