Outubro Rosa: acredite que você é capaz de vencer

outubro rosa vai ali

Cidade - Por Vai Ali

04/10/2019

Acreditar, esse é um verbo que difícil de utilizar quando se passa por um momento como esse. Ser forte é o que muitas mulheres tentam, mas infelizmente nem todas conseguem superar este desafio. Mas a sororidade, une mulheres em diversos cantos que se ajudam a passar pelos desafios. Com essa ideia surgiu o outubro rosa, mês em que é pensada a conscientização do câncer de mama nas mulheres.

Pensando nisso, as mulheres se unem das diversas formas a fim de superar esses desafios. Entre eles o projeto acredite na energia que encoraja mulheres a superarem o câncer fornecendo conhecimento. O projeto também recolhe lenços, turbantes, faixas ou afins para o Banco de Lenços Acredite Na Energia, destinado a mulheres com câncer.

Em meio a tantas adversidades vividas pelas mulheres que tem ou já tiveram o câncer de mama, a psicóloga, Jeanne Sarchis, encontrou escrita uma forma de descarregar o turbilhão de emoções e sentimentos que passava. Criou o blog, Acredite na Energia e com ele conseguiu passar pelo momento conturbado com mais leveza.

agenda-vaiali-acredite-na-energia

A ideia inicial era apenas compartilhar seus momentos e liberar as emoções difíceis, porém Jeanne percebeu que o blog estava ajudando outras pessoas. “Percebi que estava ajudando muitas pessoas, independentemente da situação em que elas estavam passando”.

O blog criou tal proporção, que passou a ser projeto social a convite de uma das médicas que acompanhava a sua trajetória. “No final do tratamento fui convidada pela médica geneticista que cuidou também de mim a transformar o blog em projeto social.  Assim em outubro de 2018 lançamos o projeto oficialmente”.

O projeto reúne mensalmente mulheres que já enfrentaram o câncer de mama ou que estão passando por esse momento, a fim de que sejam encorajadas umas pelas outras. São convidados também profissionais da área da saúde, como nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, todos eles unidos em um objetivo: encorajar as mulheres a falar sobre a doença e vencê-la.

Jeanne explica que o intuito do projeto é sempre levar o conhecimento, por isso a colaboração desses profissionais é essencial para a realização do trabalho. Neste mês, juntamente com o outubro rosa, o projeto comemora um ano e a comemoração também é pessoal para Jeanne que venceu a doença e inspira muitas mulheres a superar esse desafio. Confira na agenda do Vai Ali o evento de comemoração!

Leia também

Setembro amarelo: Livros e séries para se informar

Compartilhe: