Por que investir em planejamento de Marketing para o seu negócio?

marketing

Marketing agora! - Por Vai Ali

24/06/2020

Já ouvi diversas vezes depoimentos de empresários questionando se investir em Marketing era um investimento certeiro. Primeiro temos que frisar uma questão, contratar um profissional da área ou manter um setor específico para gerenciar suas ações não é mais caso de “quando eu puder”, é caso de “pra ontem”.

Definir estratégias de venda e visibilidade são essenciais para o sucesso da sua empresa e sua prosperidade financeira. Alguns analistas recomendam investir de 3% a 5% do seu faturamento bruto em Marketing. Após o susto, te afirmo, tem empresas que investem mais que o dobro disso.

Quando são desenvolvidas estratégias focadas em resultados, a probabilidade de você lucrar são substancialmente maiores do que aquelas empresas que “apenas vendem”. Estratégia é tudo! Para vender mais, driblar a concorrência e crescer!

E como você elabora o seu PLANO DE MARKETING? Separei algumas dicas que vão te ajudar a pensar nisso:

 

1. Ambiente de marketing

O primeiro passo é avaliar quais são os fatores externos e internos que podem influenciar a sua pequena empresa. Além disso, é preciso analisar o segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio.

É imprescindível que o empreendedor tenha humildade para colocar no papel quais são as suas forças e fraquezas, e o capital disponível que poderá ser usado nas ações de marketing, pois caso contrário, o plano não terá sustentabilidade a longo prazo.

 

2. Quem são os seus clientes?

 

Às vezes, o público alvo de sua empresa não é o consumidor. O público alvo de uma determinada marca de leite achocolatado, por exemplo, são as crianças, ainda que ela tenha um número grande de consumidores adultos.

Analisar o mercado também é importante, prestando atenção nas demandas, no potencial, na previsão de taxa de crescimento e de participação. É preciso também entender como, por que e quando os consumidores usam o seu produto ou serviço.

 

3. Concorrência

 

Avalie de maneira detalhada quem são e quais são os objetivos dos principais players de seu mercado. É importante também olhar para outras empresas do setor que possa entregar os mesmos benefícios que a sua empresa.

 

4. Defina suas estratégias e ações

Primeiramente, é necessário estabelecer o objetivo do plano. Por exemplo, se o empreendedor deseja aumentar o número de vendas, ele precisa entender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com mais frequência ou se a chave é buscar novos consumidores.

Em seguida, é hora de avaliar quais medidas serão adotadas pela empresa. Utilizar as redes sociais, dar desconto no mês de aniversário do cliente são alguns exemplos de ações.

 

5. Crie um cronograma

O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.

Todo plano de marketing não tem fim, pois é recomendável que este seja revisado, refeito e atualizado com dados como número de vendas, faturamento, rentabilidade, entre outros.

 

Seguindo esses passos você conseguirá desenvolver seu plano de forma eficiente e de olho nos resultados. Me conta, você pensa em planejamento antes de colocar sua campanha na rua?

 

Leia também

Como criar uma tendência de moda em qualquer setor?

Prestar serviço x vender

Vamos falar de branding?

Compartilhe: