Porque investir no Youtube?

Colabs Marketing agora! - Por Vai Ali

29/06/2020

Quando você pensa em rede social, você pensa em? Essa pergunta, para quem é conectado ou ao menos mora no globo terrestre (sic), é bem fácil de ser respondida. Afinal, as redes sociais fazem parte do nosso cotidiano de forma intensa e memorável. De acordo com o relatório produzido em 2019, pelo We Are Social em parceria com a Hootsuite, a rede social mais acessada no Brasil é o Youtube, e ela aparece como a segunda mais acessada no mundo.

Os brasileiros são fãs da plataforma de vídeos, e a utilizam para assistir programas, ouvir música, jogar videogame e claro, fazer marketing.

Contudo, apenas 47,2% investem em estratégias ligadas a plataforma, ou seja, existe uma discrepância entre os dados ligados a público e investimento. Mas será que existe um motivo para esse receio das marcas? A resposta é simples, muitas marcas acham arriscado produzir conteúdo para a plataforma, pois tem medo de não criarem algo original ou criativo e acabar caindo no famoso anúncio chato que “todo mundo pula”.

Mas não estar presente no Youtube é perder uma oportunidade de inserção num mercado global e assim conquistar um público mais vasto. Para entrar na rede , primeiro você deve entender quem é seu público e que tipo de vídeo ele quer consumir, o que geraria interessante.

A dica é, não produza vídeos muito longos e sempre use legendas, mais de 80% das pessoas assistem vídeos sem som, ou seja, faça com que sua mensagem seja absorvida de todas as formas pelo seu público.

Não se esqueça de integrar o Youtube com outras mídias. Texto e audiovisual se complementam e geram ainda mais engajamento.

A rede é uma excelente forma de fortalecer a sua marca e mostrar para seus potenciais consumidores o que te move e o que inspira. Torne sua marca próxima e cative as pessoas.

Para quem ainda não sabe, segue o passo a passo de como criar o seu canal no Youtube:

  • Depois de criar sua conta normalmente, vá até “Configurações do YouTube” e, em “Recursos adicionais”, clique em “Criar novo canal”;
  • Escolha um nome e selecione a categoria, no caso, empresarial;
  • Com o canal pronto, vá até a página, clicando no canto superior direito;
  • No canal, selecione “adicionar arte do canal” para personalizá-lo, e então vá em “sobre” para adicionar descrição e informações de contato ou outras;
  • Agora é só clicar em “carregar” no canto superior direito para enviar seu primeiro vídeo!

Lembrando que os vídeos que você publica lá, não tem custo. Ou seja, você tem mais um motivo para investir na plataforma. Mas não adianta postar o vídeo e esquecer, fique de olho e acompanhe os comentários. Quem sabe você não consegue tirar ideias para outros vídeos ou identificar um problema que era desconhecido?

 

Leia também

Por que investir em planejamento de Marketing para o seu negócio?

Como criar uma tendência de moda em qualquer setor?

Compartilhe: