Por Denylu Costa
Olá!
Conforme prometido, de tempos em tempos teremos posts temáticos por aqui! E para iniciar essa novidade, decidi me aventurar pelo mundo da cozinha desse país que tanto contribuiu para a formação da cultura pop brasileira! Sim, meus amigos, estoy hablando de México!
Segue abaixo um pouco da vasta contribuição da cultura mexicana para o Brasil!
Ai, gente! Muito amor! <3
Bem, feita a homenagem, vamos ao tema dessa coluna! A culinária mexicana também merece um grande MUITO OBRIGADA! Texturas, carnes gostosas, molhos maravilhosos, feijões(Amo todo tipo de feijão!), pimentas e fartura, muita fartura! Os mexicanos fazem das refeições uma celebração, é um momento de reunir a família, comer sem pressa e ser feliz! Minha primeira experiência em fazer comida mexicana foi num réveillon há uns 03 anos atrás. Foi tipo um evento para vários e amigos e eu tentando fazer fazer PELA PRIMEIRA VEZ. Sorte que tinham uns pastéis e um churrasco também pra caso desse errado, mas deu tudo certo ( pelo menos eu acho).A partir daí fui fazendo outras vezes e agora acho que cheguei no ponto certo! Então, segura firme seu pacotão de Doritos, que hoje vai servir como acompanhamento e bamos a receitita de la semana! [ E você achando espanhol do Wagner Moura em Narcos era ruim, ledo engano!]
Vamos começar do começo, um dos pratos símbolo dos restaurantes mexicanos: o Chilli! Como vocês bem sabem, eu faço adaptações de receitas conhecidas. Sendo assim, tem algumas coisas um pouco diferentes da receita original, coisas que fui mudando a medida que provava. Mas convenhamos: carne + feijão + temperinhos, eu teria que fazer muita força pra estragar, né?
Chilli
1/2 kg de feijão vermelho já cozido e com pouco caldo
1/2 kg de carne moída
02 cebolas uma roxa e uma branca picadinhas
02 tomates sem semente picados
03 dentes de alho amassados
400 ml de molho de tomate
01 pimenta dedo de moça sem sementes
1/2 maço de coentro fresco
200 gr de queijo prato ralado
Cominho moído, sal e azeite
Numa panela refogue no azeite o alho e a cebola, em seguida acrescente a carne moída – eu costumo usar patinho – vá fritando. Dica marota: se ao refogar a carne moída ela empelotar coloque uma colher de chá de vinagre branco, ela solta rapidinho! Quando acarne estiver quase no ponto acrescente o tomate o feijão. Termine de refogar e acrescente o molho de tomate. Depois disso adicione uma parte do coentro, a pimenta dedo de moça cortada bem pequena, o cominho – que é o tchan da receita- e sal. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe ferver por alguns minutos. Quando caldo tiver encorpado verifique o sal e a pimenta, coloque o restante do coentro fresco e o queijo ralado por cima! Tá pronto!!!
Agora duas receitas de acompanhamento pro chilli, que servem também como opção para os amigos vegetarianos!
Guacamole
01 abacate não muito maduro
01 cebola picada miudinha
01 tomate sem semente picadinho
1/2 pimenta dedo de moça sem semente
01 dente de alho amassado
suco de 01 limão
sal e azeite.
Gente, guacamole é, sem sombra de dúvida, meu prato favorito desse post! Muito simples e deixa a vida mais gostosa! Vamos ao preparo, em uma tijela amasse o abacate – sem casca e sem semente, é claro hehehe- em seguida acrescente a cebola e o tomate cortados bem pequenos, o dente de alho amassado, a pimenta que também deve estar picada bem miudinha, o suco de limão e o sal. Misture tudo muuuito bem misturado, coloque um fio de azeite e pronto! Dica: deixar um pouco na geladeira antes de servir deixa tudo mais gostoso. Dica 2: eu gosto de separar a mistura em duas e passar parte do processador, deixar outras parte apenas amassada no garfo e depois unir s duas novamente, assim o tempero se mistura bem e a textura fica ótima
Pico de gallo
1/2 maço de coentro fresco picado
01 cebola picada
02 tomates sem semente picado
suco de 1/2 limão
01 colher de chá de vinagre
azeite e sal a gosto
O segredo dessa receita é picar tudo bem pequeno,bem pequeno mesmo! Misture bem tomate, cebola e coentro numa tigela, acrescente o suco de limão, o vinagre, o sal e o azeite! Misture mais um pouco e ficou pronto. Eu costumo brincar que é meio que um vinagrete mexicano. Se puder faça com um pouco de antecedência ele vai ficando mais gostoso.
Esse foi jantar que fiz na última semana! Fica lindo colorido e gostoso e ótimo para reuniões de amigos!
O que acharam das receitas? Tentem fazer! Reúna gente querida em casa, peça a eles pra trazerem o Doritos e Tequila e dê seu show!
Vejo vocês semana que vem com mais uma receita do barulho!
Um beijo!