ROCK LEGEND – Stand By Me – John Lennon [1975]

Cultura - Por José Roberto Abramo

22/04/2021

Esse é um caso clássico de cover que fica mais famoso que a gravação original; aliás, muita gente não sabe que “Stand By Me” não é de autoria do ex-Beatle John Lennon.

Ben E. King – Stand by me

Ben E. King, cantor e compositor norte-americano de soul music, compôs “Stand by me” para a sua banda The Drifters, e a canção por pouco não foi gravada. Lançada como single pelo cantor em 1961, só veio a fazer parte de um álbum 2 anos depois, sendo a 7ª faixa de “Don´t play that song!”, álbum solo de King. Ganhou o número 1 no R&B´s Chart britânico em 1961 e número 4 em 1986, quando foi tema do filme de mesmo nome (no Brasil, “Conta comigo”). E mais uma vez nas paradas de sucesso em 1987 quando foi tema de uma campanha da Levi´s. “Stand by me” está na posição 121 do ranking das “500 Maiores Canções de Todos os Tempos” da Rolling Stone.

https://youtu.be/YqB8Dm65X18

 

John Lennon foi assassinado no final de 1980, e eu tinha 3 anos de idade. Não me lembro claramente das notícias de sua morte, mas me lembro de ver cenas e ouvir músicas do cantor na tv e devo ter perguntado pra minha mãe a respeito daquele moço de óculos de quem as pessoas gostavam tanto. O que me marcou mais, alguns anos depois, foi uma campanha na tv, não sei ao certo se era contra as drogas, ou violência… sei que mostrava um clipe de John cantando “Stand by me” ao violão. Essa foi certamente uma das minhas primeiras referências à sua carreira e o começo de minha admiração.

Lennon gravou “Stand by me” em seu álbum “Rock´n Roll”, de 1975 – um álbum só de covers de canções rock originalmente lançadas entre o final da década de 1950 e começo da de 1960. Essa bela e emocionante canção de amor ganha aqui ares um pouco mais rock, sem perder sua essência, ao contrário, se tornando inesquecível.

***Bônus – “Stand by me” – Playing for Change [2009]

https://youtu.be/Us-TVg40ExM

 

Vale a pena dar uma olhada nessa versão de “Stand by me” do projeto Playing for Change, que registra músicos de rua de várias partes do mundo interpretando canções com mensagens de amor, paz e tolerância. Veja reportagem a respeito (link) e o site oficial do projeto (link). Emocionante.

Este artigo foi retirado do blog:

Visite 1001Covers

http://1001covers.blogspot.com/2009/12/0085-stand-by-me-john-lennon-1975.html

Compartilhe:

Tags: