Steak tartare: tartare bom pra você? – #DenyDeCook

DennyDeCook - Por Vai Ali

27/01/2016

Por Denylu Costa

Oi gente!

Como vão vocês? Eu já estou entrando em ritmo de festa que balança o coração e esses dias para celebrar aniversário de casamento, pré carnaval e a alegria de estar viva RISOS resolvi fazer um dos pratos que mal conheço e já curto pakas: steak tartare!

Gostoso, bom pra quem está de dieta e chique no último o steak tartare é a especialidade do Chef Erick Jacquin do MasterChef Brasil e foi na receita dele que me inspirei essa semana. Então, faça um biquinho para falar francês,prepare o tômpero e vamos cozinhar.

#SteakTartare

Essa foi foi adaptação da receita original do Jacquin, tirei algumas coisas, coloquei outras e o resultado foi excelente.

300 gramas de filet mignon FRESCO não pode ser congelado
01/2 cebola roxa picada
01 colher de sopa picles picado
01 colher de sopa de alcaparra picada
01 colher de sopa de maionese
01 colher de sopa mostarda Dijon
01 colher de chá de gotas molho inglês
01 colher de sopa cebolinha picada
01 colher de sopa salsinha picada
01 limão pequeno
1/2 pimenta dedo de moça picada sem semente ooou 06 gotas de molho de pimenta
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Bem, o maior segredo do steak tartare é que os ingredientes tem que "tartare"bem picadinhos hehehe. Então com a ponta da facada corte tudo, tudo beeeeem miúdo, inclusive a carne.Reserve apenas o limão. Esse é o método tradicional, mas se você quiser pode tentar passar os ingredientes um por um no processador. ;). Numa vasilha misture todos os ingredientes. Vem agora meu truque: como algumas pessoas não curtem o gosto muito forte de carne, afinal é carne crua, eu espremi o suco de um limão na mistura, pois ele dá uma semi cozida na carne, beeeem semi mesmo. Deixe descansar de 05 10 minutos pros temperos incorporarem. Fiz a montagem de duas formas: utilizando um aro de inox próprio para isso e outra usando uma vasilha quadradinha untada com azeite, dá certo dos dois jeitos. Dê uma olhada aqui. Sirva com torradas, um fio de azeite e podem acompanhar parmesão ralado e cebolete picada.

OBS:a receita original também leva um gema dde ovo desidrata em cima do tartare, porém isso deixa o prato um pouco mais calórico e optei por não colocar.
OBS 2: sobrou? Faça mini almondegas e leve ao forno médio por cerca de 20 minutos, vai ficar delícia.

É isso, espero que gostem e tentem fazer! E já sabe: curta, compartilhe e use a hashtag #DenyDeCook.

Um beijo

AAAAAAH!E não se esqueça: ainda está rolando sorteio em minha página, corre que dá tempo de participar! Clique na imagem e participe!

Compartilhe:

Tags: