Suas estratégias estão funcionando? Veja as métricas…

estratégias mkt

Marketing agora! - Por Vai Ali

06/08/2020

LTV e CAC: como saber se suas estratégias estão funcionando através dessas métricas

Muita gente se pergunta qual a melhor forma de pensar em estratégia. A primeira palavra que deve aparecer, quando você pensar no tema, é PLANEJAMENTO! Sem solidez é impossível diagnosticar suas necessidades e assim configurar um plano efetivo e que trará resultados.

Antes de mais nada você deve definir “onde está” e “onde quer chegar”. O que isso significa? Você vai fazer um raio X no negócio, e levantar informações cruciais, como a saúde financeira e sua presença on-line.

Não é necessário orçamentos astronômicos para que você possa elaborar de forma inteligente seu planejamento. Levante seus custos e o que tem sido direcionado para ações de marketing e comunicação. Para entender se o valor está coerente, basta você levantar o seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

O que significa CAC?

Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing e Vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período. É uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa.

Afinal, somente entendendo quanto se gasta para colocar clientes dentro da base é possível otimizar os investimentos.

Além do CAC, temos um conceito ainda mais importante, o LTV.

Entendendo o que é LTV

Por sua vez, o Lifetime Value (LTV) identifica o valor que cada cliente deixou em sua empresa ao longo do período que ele consumiu seus produtos e serviços.

A análise desse dado exige uma atenção especial quanto ao tipo do negócio.

Bens de valor reduzido e utilização recorrente costumam gerar clientes que retornam com frequência, enquanto bens de alto valor são compras mais esporádicas — pelo menos para a maioria das pessoas.

Lembrando que essas duas métricas, NÃO podem ter valores iguais!

Como aumentar o seu LTV

O LTV pode ser impulsionado de algumas formas, como aumento do ticket médio do seu produto ou elaborar ações para fidelizá-lo, como cartões fidelidades ou ofertas especiais personalizadas.

A ideia é que seu cliente compre com mais frequência e que seu “carrinho” sempre tenha valores cada vez mais altos.

Outra dica, é sempre buscar as pessoas que entraram no site e não compraram nada. É preciso entender porque aquele lead não foi convertido. Faça um banco de dados, e entre em contato com aquela pessoa, oferecendo o mesmo produto com valor reduzido ou algo similar. O cliente quer ser lembrado.

Me conta, o que você tem feito para fidelizar os seus clientes?

Leia Mais

O novo comum nas vendas | Marketing Agora!

Compartilhe: