Surpreenda (e venda) nas datas comemorativas

Marketing agora! - Por José Roberto Abramo

20/10/2020

Por Priscilla Thevenet*

Outubro caminha para suas últimas semanas e claro, muita gente já lembra de uma das datas mais conhecidas pelo mundo, o Halloween.

O Mercado para as DAtas – Existe?

Mas o que essa data pode ter a ver com marketing ou vendas? Absolutamente tudo! As marcas e empresas usam as datas comemorativas para elaborar ações e estratégias específicas para alavancar vendas, fidelizar aquele cliente indeciso ou “desencalhar” aquele produto tão promissor que acabou decepcionando.

Só dei alguns exemplos de como as empresas podem trabalhar datas comemorativas. A gama de possibilidades é gigante.

As Estratégias

Uma estratégia de vendas bem executada pode fazer o seu negócio ganhar mais clientes e ainda fidelizar os já acostumados com sua marca.

Claro, não precisa fazer mega ações em todas as datas. Eleja as que você acha mais interessante para seu público e negócio.

Daí você se pergunta, só posso trabalhar essas datas comemorativas se meu produto casa perfeitamente com o público alvo? Errado! Com uma dose extra de criatividade, você consegue faturar em todas essas datas, independente do produto.

Vamos de exemplos?

Tenho uma pizzaria e quero desenvolver alguma ação para meus clientes no halloween. De cara, pensamos que pizzaria não tem relação nenhuma com a data. Será?

Para desenvolver estratégias em datas como essa, não é preciso que seu produto fale diretamente com filmes de terror ou com fantasias sob encomenda. Pelo contrário, a ideia é fugir dos clichês e inovar.

O que acha de fazer uma pizza com alho, para matar todos os vampiros? (sic) ou criar um desconto exclusivo quando o relógio der as 12 badaladas. As possibilidades (e oportunidades) são inúmeras, basta usar a imaginação e claro, pensar no que seu cliente espera de você.

O mais importante na hora de pensar “fora da caixa”, é ter foco total nas expectativas e anseios do seu cliente.

Mais uma vez, reafirmo, o consumidor não procura apenas preço ou qualidade, ele quer experiência. Toda a compra deve ser positiva e inesquecível.

Estar preparado para atuar nessas datas faz toda a diferença para alcançar bons resultados. Não adianta ter uma ótima equipe de vendas e um excelente produto, se ninguém sabe sobre a sua promoção ou condição especial. Repita comigo: divulgação é FUNDAMENTAL!

Pensando nisso, vamos deixar o susto apenas na arte da divulgação!

Leia Também

Sem medo de ser feliz: compras on-line viram queridinho dos brasileiros

Compartilhe: