Por Matheus Andrade
Quem é que não gosta de um wifi, não é verdade? Perguntar qual é a senha do wifi is the new ‘Oi, tudo bem?” NÉ NON? Pensando na inclusão digital e na comodidade do cidadão, a Prefeitura de Juiz de Fora começou um programa que vai disponibilizar internet gratuita em vários pontos da cidade. Em julho, os primeiros locais a receberem a novidade foram o Centro de Artes e Esportes Unificados em Benfica e o Parque Halfeld, no centro.
Pra saber se a parada aguenta o tranco mesmo, resolvemos testar a internet do Parque Halfeld ontem, quarta, entre as 12 e as 14 horas, horário de almoço, cheio de gente feat. pombos e senhores simpáticos . POR QUE DOIS MESES DEPOIS? Porque no início tudo é bonitinho/novinho/gracinha. Queríamos ver como é o negócio na real. E vamos te contar tudo!
CADASTRO
Para fazer uso da internet é necessário realizar um cadastro. COMO ASSIM, MATHEUS? Você vai ligar o seu wifi, entrar na rede aberta JF Digital e assim que tocar para conectar, seu navegador irá abrir numa página de cadastro. Nada complicado, apenas o nome, email, um login e senha que você deve criar na hora. Assim que conectado, você terá 2 horas de acesso por dia. Sim, há um limite. É pouco? Não e sim. Não pra quem ainda não está com vida ganha e tem que trabalhar e estudar. Sim para quem não tem o que fazer rsssss.
REDES SOCIAIS
Todo mundo sabe que não interessa quão bom é o sinal do wifi, as redes sociais se comportam diferente, umas mais sociais outras não (ba dum tsss). Não sei vocês, mas às vezes nem fundindo meu celular com o roteador consigo carregar um vídeo no Instagram. Como seria isso utilizando o wifi do Parque Halfeld? Vamos por partes.
As que funcionam melhor
Instagram
Não tive problemas ao visualizar o meu feed no Instagram ou de procurar um amigo e conseguir ver suas fotos. PALMAS. Poréééém, na hora de postar uma foto, aquela barrinha chata quando a foto demora para subir apareceu. Respirei fundo, esperei um pouco, apareceu falha de carregamento. Tentei de novo e nada. Na segunda tentativa, a foto foi. Na hora de subir um vídeo de 15 segundos, o carregamento foi tranquilo e o normal para quem conhece o aplicativo, em 1 minuto o vídeo subiu. Funciona maravilhosamente bem? Nem tanto. Mas passou no teste
WhatsApp
Vou ser rápido. Gostei. Consegui mandar aúdio em grupos, mandei foto, vídeo, baixei áudio, consegui ampliar a foto dos crushes e ligar (sem querer, porque estava ampliando a foto, claro).
As que não funcionam tão bem
Facebook
O feiciii ficou lento? Ficou. Apesar de conseguir atualizar meu feed de notícias, abrir algumas fotos , demorou para carregar um vídeo de um cachorrinho que eu queria ver. Mexeu com minha emoção não ter tido a chance de ver aquilo. O Messenger deu uma travadinha básica e os links externos não abriam nem que eu fizesse uma oração. Não é RUIM NOSSA QUE INTERNET RUIMNÃO PRESTA PRA NADA PREFEITURA SÓ FAZ PONTE, mas não é muito boa. Então…
Snapchat
Minha terapia ultimamente tem sido Snapchat. Sabe por que? Meu 3G me deixa na mão toda vez que quero carregar uma história ou mandar um vídeo ridículo, então tenho que entender que não posso ter tudo o que quero, na hora que quero. Por isso, achei que conectado a um wifi, conseguiria fazer tudo isso. Na verdade, eu consegui, mas com muito custo. Carregar as histórias demandou muita paciência e para enviar um snap foto e um snap vídeo, demorei mais de cinco minutos tentando carregar. CADA. Podia ter sido melhor. VEM DAR TERAPIA PRA OUTRO AQUI FORA, SNAP. [Snapchat eliminado com 79%]
OUTROS TESTES
YouTube
Curti. Consegui ver um Porta dos Fundos de 3 minutos sem precisar esperar tanto pra carregar. Foi em HD? Não. Rolou HD na metade do vídeo. Mas rolou. Então achei bom, não tive dificuldades e pá.
Chrome
Outro ponto positivo é o acesso a sites pelo navegador. Consegui entrar no G1 e ler uma notícia sem nenhuma dificuldade. Isso deve ter durado 30 segundos. Pra ler a notícia demorei mais, papo de 5 minutos. Não que isso seja relevante. Mas sei lá, vai que você estava curioso. Rs
ANÁLISE FINAL
Numa escala de 0 a 10, 9.
Em 5 estrelas, seriam 4.
Entre A e E, seria B
Em 4 cadeiras do The Voice, virariam 3.
No Masterchef, o prato não renderia uma prova de eliminação, mas o Jacquin iria reclamar do ‘tompero’.
No Superstar, a tela subiria no último minuto.
No Raul Gil, a Marly Marley (RIP) elogiaria, mas pediria pra ter mais cuidado com a respiração.
Escolha uma dessas e vai tranquilo usar essa modernidade, vai.
Foto de capa de Olavo Prazeres, do Tribuna de Minas