The Crown: resumão

the-crown-estreia-terceira-temporada

Cinema De tudo um pouco Entretenimento - Por Juliane Sarandy

16/11/2019

Neste domingo, The Crown estreia sua 3ª temporada, o que nos fez lembrar que mesmo a Claire Foy, atriz que interpretava a rainha, sendo aclamada pela crítica e ganhando vários prêmios, o salário dela era menor que de Matt Smith, seu colega de elenco.

Sim, ela ganhava cerca de 48 mil reais a menos que ele em cada episódio. Considerando que a cada temporada teve 10 capítulos, ou seja, é muita, muita diferença.

Injustiças à parte, a série acompanha a vida da rainha Elizabeth II, mesclando fatos históricos e os bastidores da vida da família real. A produção é impecável no figurino, caracterizações e cenários, deixando o enredo ainda mais interessante. 

Então vamos falar um pouquinho do que aconteceu em cada temporada?! 

*Se você ainda não viu a série, cuidado! Tem spoilers aqui!*

 

1ª temporada – Resumo

O então rei da Inglaterra, Edward, abdica do trono para casar com Wallis Simpson, que é divorciada e, na época, isso não era aceito.

rei-edward-renuncia

Seu irmão mais novo, George, assume a coroa. Ele tem duas filhas: Elizabeth, a mais velha e Margaret, caçula. 

Os anos se passam e a saúde do Rei George não está lá grandes coisas, mas ele esconde isso de todos. 

Ao mesmo tempo, Elizabeth se casa com Philip,  membro da família real grega. Para se casarem, ele renuncia sua cidadania e se naturaliza britânico, passando a ser o Duque de Edimburgo.

Após o casamento, eles se mudam para Malta, onde Philip é oficial da marinha. E formam uma família, agora com Charles e Anne, seus dois filhos. 

Alguns anos depois George, o rei, precisou fazer uma cirurgia pra tratar de sua doença (aquela que ele estava escondendo desde o início). 

Apesar de tentar manter isso em segredo, Winston Churchill, primeiro ministro da Inglaterra, descobre e, assim, eles começam a preparar Elizabeth para assumir o trono um dia.

A primeira missão do casal foi viajar durante meses, fazendo uma turnê pelos países colonizados pela Inglaterra. 

Ao longo desse tempo, Philip ficou #chateado e não poder mais trabalhar na marinha e mais ainda por ter que cumprir compromissos da realeza.

Em 1952, enquanto estavam no Quênia, o rei morre e eles voltam para o Reino Unido para que Elizabeth assuma o trono.

Mas, nesse tempo, a galera do Parlamento não tava confiando tanto assim no Churchill para governar e queriam que ele saísse do cargo.

Churchill-netflix

Churchill, que não é bobo nem nada, convence Elizabeth a adiar a  coroação, já que, enquanto ele estivesse nos preparativos da cerimônia, ele não poderia perder o posto.

Edward, agora Duque de Windsor (aquele que abdicou do trono), volta para extorquir a Família Real, mas deu ruim. 

Ele, então, persuade Elizabeth a se mudar para Palácio de Buckingham e a não trocar o sobrenome. O que deixa Philip p*#% já que ele tinha pedido a ela para usar o sobrenome dele e para não mudarem de casa e isso abala a relação dos dois.

Anthony Eden, Primeiro Secretário do Parlamento, pede a Elizabeth que mande Churchill renunciar, contudo, mais uma vez ele foi esperto e criou ótimas medidas para acabar com a poluição em Londres (que na época estava bizarramente alta), ela decide que ele fica.

Em 1953, chega o momento da coroação e, após a morte da Rainha-mãe Mary dois dias antes da cerimônia, Elizabeth pede ao marido que seja chefe da comissão. 

Porém, eles acabam brigando, já que ele não aceita se ajoelhar para ela. Mas Elizabeth obriga Philip a se ajoelhar na coroação e isso acaba afetando ainda mais o casamento deles. 

Nisso, a princesa Margaret, irmã da rainha, tem um crush com Peter Townsend, oficial da Família Real que é casado. Então, ele é abandonado pela esposa e decide se casar com Margaret. Eles pedem permissão de Elizabeth para se casaram e, mesmo relutante, ela autoriza.

Tommy Lascelles, secretário pessoal da Coroa, explica à Elizabeth que isso pode não ser uma boa ideia por conta da igreja e dos padrões da época. 

Lascelles diz que ela precisa seguir a Lei de Casamentos Reais, na qual se Margaret tiver 25 anos, a rainha não precisa se intrometer no assunto e ficaria bom pra todo mundo.

A irmã de Elizabeth não fica nada feliz com isso, porque vai precisar esperar mais dois anos para poder se casar. 

Para abafar o “escândalo”, a rainha decide enviar Peter para trabalhar em Bruxelas, deixando Margaret ainda mais enfurecida. 

Elas discutem e jogam verdades uma na cara da outra: Margaret diz que odeia viver na sombra da irmã e Elizabeth assume ter inveja da liberdade de Margaret.

Em 1954, a saúde de Churchill também não tá legal e, após 2 derrames por conta de conflitos políticos, ele agora passa seus dias pintando e perturbando a esposa.

Anthony Eden, que era Primeiro Secretário do Parlamento, passa a exercer várias das funções de Churchill entre elas fechar acordos internacionais.

A realeza faz uma festinha de 80 anos para Churchill que, pouco tempo depois, decide que chegou a hora de renunciar. Com isso, Eden assume oficialmente o cargo de Primeiro Ministro.

O tempo passa, Margaret finalmente faz 25 anos e Peter retorna a Londres para que eles possam se casar.

No entanto, Elizabeth descobre que a Lei de Casamentos Reais não é beeeem assim e, na verdade, sua irmã só pode anunciar a intenção de casar e precisa esperar mais 1 ano, enquanto uma comissão no Parlamento decide se vai aprovar ou não.

Eden já adianta o assunto e fala que o Parlamento é contra o casamento e que o único jeito dele acontecer seria se Margaret abdicasse de seu título na Família Real e ficasse exilada por anos.

Margaret-e-Peter-primeira-temporada

Elizabeth fica meio bolada e decide também por não apoiar o casório. Peter volta para Bruxelas e Margaret diz que jamais vai perdoar a irmã.

A rainha manda Philip representá-la na abertura das Olimpíadas da Austrália, numa viagem de algumas semanas. 

Aí ele descobre que essa viagem vai ser mais longa do que o combinado, já que passa a ser uma Turnê Real de cinco meses. Indignado, ele briga com Elizabeth, afirmando que é infeliz sendo parte da Realeza, mas vai para a Austrália.

 

2ª temporada – Resumo

A segunda temporada começa com os egípcios, que são colonizados pelos Ingleses, se rebelando contra a Coroa e tomando o Canal de Suez.

the-crown-canal-de-suez

Eden monta uma estratégia de tirar os marinheiros e pilotos ingleses de lá, já que os egípcios não sabem mexer nos navios  e não poderão fazer nada no canal. 

Mas o plano dá errado quando os marinheiros soviéticos chegam ao Suez para ensinar a galera do Egito a pilotar.

Eden decide, então, que o melhor é fazer uma intervenção militar e Elizabeth dá ok. Aí as forças britânicas atacam o Egito, o que deixa a Inglaterra mal vista internacionalmente.

Nisso, o Primeiro Ministro sai do cargo por razões médicas e o chanceler Harold Macmillan fica em seu lugar.

Philip continua em sua turnê do outro lado do mundo e abre mão dos protocolos reais, se divertindo com sua equipe e com seu braço direito, Michael.

Eileen, esposa de Michael, nada satisfeita com ele, decide iniciar um processo de divórcio e consegue provas da traição do marido com uma garçonete que trabalha no clube que Michael e Philip frequentam.

O secretário de Elizabeth, Michael Adeane, descobre isso e fica preocupado que o rolê possa gerar desconfianças também para Philip.

Então, Adeane entra em contado com Lascelles e ambos tentam impedir que esse processo de divórcio vá pra frente.

Ao mesmo tempo, Lascelles conta isso para Elizabeth e afirma que existe uma carta escrita por Michael destinada aos membros do clube, na qual conta com detalhes o que aconteceu na turnê Real.

Eileen não tá ligando muito pra isso e anuncia o divórcio, que chega às manchetes. Aí Michael se demite para que o amigo Philip não se meta em confusão.

Elizabeth marca de encontrar Philip em Lisboa pra ter aquela DR. Ela diz que ele a afastou e ele alega que se sente um adereço. 

A rainha declara que eles não tem a opção de se divorciarem, por isso, precisam resolver esses problemas. Como o ego masculino é muito frágil, ele diz que isso só vai rolar quando for relevante e valorizado.

Pra acalmar os ânimos, a Rainha dá a ele o título de Príncipe. Os dois voltam para Londres, onde promovem uma festa de dez anos de casados.

the-crown-principe-ego-fragil

Margaret que tava lá só existindo, aceita se casar com seu amigo Billy Wallace e pede à irmã que anuncie o noivado em suas bodas.

Só que depois ela fica arrependida de ter aceitado o pedido e começa a ter um caso com Anthony Armstrong-Jones, um excêntrico fotógrafo. 

Ele faz umas fotos incríveis dela e manda pra mídia. Geral vai à loucura quando vê estampada na capa do jornal uma foto da Princesa semi nua (tá que eram só uns ombrinhos de fora, mas, né?! Eram os anos 50)

Uns pesquisadores encontram documentos que comprovam que o então Rei, Edward, traiu a Coroa e colaborou com os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Esses documentos foram dixavados anos pelo Rei George e pelo Churchill que sabiam que ia dar ruim pra Família Real caso fossem descobertos. 

Lascelles mais uma vez solta tudo pra Elizabeth, que bane o tio da Inglaterra para sempre.

Peter envia uma carta para Margareth avisando que vai se casar com uma garota de 19 anos e ela fica chateada.

Então, Margaret convence Tonny, o fotógrafo, a pedir sua mão em casamento e, em seguida, solicita a autorização da irmã, que aceita.

Claro que não seria tão fácil assim pra Margareth, não é mesmo?! Por coincidência, a Elizabeth tá grávida e, pelas Lei Reais, só depois que o bebê nasce é que pronunciamentos da Família Real podem ser feitos.

Mais uma vez Margaret fica p*#%, pois se vê tendo que esperar e dependendo da boa vontade da irmã. 

A rainha investiga Tonny e constata que ele tem vários affaires e uma delas está grávida, todavia decide não estragar a felicidade de Margaret e não conta para ela.

Em 1960, nasce o Príncipe Andrew e finalmente Margaret anuncia o noivado. Alguns meses depois, rola o casamento (aleluia!).

Elizabeth convida o Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy e sua esposa, Jackie Kennedy para um jantar no Palácio de Buckingham.

the-crown-kennedys

No início ela fica meio desconfiada de Jackie, mas, depois, elas se dão bem. Isso acaba quando Elizabeth descobre que a primeira-dama falou mal dela por aí.

Jackie marca uma reunião com Elizabeth e pede desculpas, dizendo que tava muito doida quando disse essas coisa e revelando que seu casamento vai de mal a pior.

Tempos depois, a Rainha e seu marido ouvem pelo rádio a notícia de que o presidente Kennedy havia sido assassinado e declaram uma semana de luto oficial.

Está na hora do Príncipe Charles ir para a escola e Elizabeth decide fazer a matrícula na Eton, por ser perto do Palácio. Philip não fica muito satisfeito e exige que ele vá para a mesma escola que ele frequentou na infância, a Gordonstoun, na Escócia.

Charles sobre muito bullying e não se adapta. Então, Elizabeth diz que vai trazer o garoto de volta. Philip discute com a esposa, afirmando que o combinado era terem igualdade de decisão.

Para tentar melhorar as coisas pro lado do filho, Philip inscreve o menino em uma competição dos alunos. Mas Charles fica apavorado e foge. 

Philip chama o filho de covarde e fraco e o leva para casa por uns dias. Contudo, Charles vai continuar estudando na Gordonstoun.

Com dores musculares, Philip consulta o Dr. Stephen Ward, que diz que a origem do problema está no desgaste emocional e estresse excessivo.

Secretário de Guerra, John Profumo se envolve num escândalo quando descobrem que ele tem um caso com a modelo Christine Keeler, por conta de uma foto publicada no jornal.

Dr-Stephen-Ward-escandalo

A foto é de uma festa promovida pelo médico de Philip, tendo prostitutas e espiões russos como convidados.

Elizabeth constata que está grávida do quarto filho e Margaret anuncia que também está esperando um bebê, que vai nascer poucas semanas após o da irmã.

Macmillan tá a fim de renunciar o cargo de Primeiro Ministro por causa do babado de Profumo. Mas a Rainha se impõe e manda ele dar um jeito nessa bagunça. Um tempo depois o ele descobre que tem um tumor e acaba renunciando ao cargo. 

O Dr. Ward comete suicídio e um desenho de Philip e encontrado no meio de suas coisas. Elizabeth pergunta se o cara da foto é o marido e ele nega, dizendo que prometeu ao Rei George ser fiel à filha por toda sua vida.

Aí a temporada termina com o nascimento do quarto filho do casal, o príncipe Edward.

 

O que esperar na 3ª temporada de The Crown?

novo-elenco-the-crown

A série já começa com muitas mudanças, já que vamos nos despedir de Claire Foy e Matt Smith como personagens principais. Eles dão lugar à Olivia Colman e Tobias Menzies.

Outros atores também foram substituídos, pois a terceira temporada retorna onde parou, nos anos 60, mas chega até 1977, ano em que o príncipe Charles, herdeiro do trono, chega à maioridade.

Ele terá que assumir responsabilidades e irá viver por uma fase difícil, na qual precisará entender seu lugar na Coroa e passará por vários desafios. 

Além de continuar a contar sobre os bastidores da realeza, The Crown vai mostrar fatos históricos mais recentes, como a revolução pop, o romance entre Charles e Camila,a Guerra Fria e o questionamento da população quanto ao papel da Família Real.

A terceira temporada de The Crown estreia este domingo, dia 17 de novembro, na Netflix. Quer saber mais lançamentos de novembro do streaming? A gente fez um apanhado de tudo que rola esse mês.

Compartilhe: