Um prato carijó: receita especial para o Tupi – #DenyDeCook

DennyDeCook - Por Vai Ali

21/10/2015

Por Denylu Costa

Oi, gente!

Essa semana um marco muito importante mobilizou Juiz de Fora inteira! E eu não estou falando do retorno das aulas da UFJF. Estou falando da ida do Tupi para a série B, para a alegria de vários torcedores, de todas as idades, que lotaram a Praça Antônio Carlose bares para assistir ao jogo e vibraram muito com a classificação, foi muito legal ver a cidade e minha timeline do Facebook unida no energia tão positiva! Isso mesmo, meus queridos, o #GaloCarijó bicou firme e o ASA levou de 02 a 01! Bem, isso você já deve saber, o que você não deve saber é que o post de hoje é uma singela homenagem ao Tupi, um regresso ao passado próximo e uma surpresinha no final. Pegue sua bandeira alvínegra e vem comigo! Gaaaaaaaaaaaalo!

Torcedor Solit�rio

Fica aqui também minha homenagem a quem sempre torceu e acreditou nas conquistas do Tupi e de nossa cidade! Alguns torcedores que conheço bem, aquirepresentados pelo Torcedor Solitário – Augusto Valle.

Bem, a receita de hoje é uma das minhas combinações favoritas! São minhas Coxinhas de frango ao curry [ galo… frango… Tupi, pegaram a referência?], deliciosas e muito fáceis de preparar! Também teremos dois acompanhamentos que darão cor, textura e muito sabor para o seu almoço ou jantar entre amigos, família, colegas da repartição ou pro crush que ainda não te dá muita bola.

Ingredientes:

?#‎Coxas?
500 gr de coxinhas da asa de frango (ou Drumete)
01 colher de sopa de curry em pó
03 dentes de alho amassados
1/2 cebola ralada
Sal a gosto
Óleo para fritar

?#‎Purê? de Cenoura
02 cenouras grandes
100 ml de leite
01 colher de sopa de manteiga
01 colher de sopa de parmesão ralado
Sal a gosto

?#‎Farofa?
100 gr de bacon cortado em tiras
100 gr de castanha de caju triturada
150 gr de farinha de mandioca
01 maço de salsa
01 fio de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo:

Coxas
Em um recipiente tempere as coxinhas de frango com o curry, os dentes de alho amassados, a cebola e o sal. Deixe descansado por aproximadamente 01 hora, na geladeira. Para fritar coloque numa panela ou frigideira uma quantidade de óleo que seja suficiente para cobrir todas as coxinhas, deixe esquentar bem. Coloque todas as coxinhas de uma só vez, mantenha a panela em fogo médio, deixe fritar de 15 a 20 minutos ou até as coxinhas ficarem douradas.

Purê
Descasque as cenouras e as coloque para cozinhar numa panela com água, uma pitada de sal e um fio de azeite. Quando estiverem bem macias escorra toda a água e amasse bem as cenouras com um garfo. Acrescente o leite, a manteiga e misture. Leve novamente a panela para o fogo, mantendo na temperatura média, vá mexendo e adicionando aos poucos o queijo parmesão. Quando a mistura estiver cremosa e homogênea corrija o sal e o purê estará pronto.

Farofa
Dica marota do bacon crocante: coloque as fatias de bacon num prato com uma folha de papel toalha, leve ao microondas em potência alta por 2 minutos, após esse tempo verifique que o bacon ficou sequinho e crocante. Caso não tenha ficado, troque o papel toalha e leve ao microondas por mais 30 segundos ou até atingir a crocância. Deixe o bacon esfriar bem e em seguida esfarele-o com as próprias mãos. Numa panela ou frigideira coloque o fio de azeite e quando estiver quente adicione a farinha de mandioca para torrar. Mexa bem e em seguida adicione a castanha triturada e o sal. Desligue o fogo e coloque na mistura o bacon esfarelado e salsinha fresca bem picadinha.

prato

O nome original desse prato é #CoxasDeSãoMatheus, mas acho que dado as circunstâncias podemos chamá -lo de #CoxasCarijó. Essa foi minha primeira receita publicada para o ~~grande público~~, foi por ela que comecei a escrever e talvez por isso esteja com essa coluna hoje, então, façam com carinho e me contem o que acharam!

INTERROMPEMOS ESSE POST PARA UM CHILIQUE!

CHILIQUE

Gente, quem quase morreu ontem com a estreia de MasterChef Junior?! Eu, é claro! Achei incrível essas crianças, pratos super elaborados e uma overdose de fofura. O programa começou com 20 selecionados que passaram por 03 provas eliminatórias – cozinhar carnes, massas e doces – agora restam 14mini chefs. Alguns candidatos que gostei sairam nessas provas, mas agora tenho 03 xódos: Aisha, Matheus e Sofia!

É incrível e deprimente ver como crianças, que ainda estão trocando os dentes e indo nas aulas de reforço de matemática, dominam técnicas da cozinha que eu ainda desconheço. Por isso, me propus um desafio: FAZER MINHA PRIMEIRA MASSA FRESCA! Sim! Farei massa fresca! Na semana que vem a receita e o resultado estarão aqui no post!

VOLTAMOS COMA PROGRAMAÇÃO NORMAL

Continuem acompanhando minhas aventuras na cozinha! Curta, compartilhe, comente e use a hashtag #DenyDeCook.

Boa semana e até mais.

Um beijo!

Compartilhe:

Tags: