Vai Ali conferir o novo iOS10

#VaideTEC - Por Vai Ali

13/07/2016

A Apple liberou essa semana o beta público de testes para alguns usuários de iPhone, iPad e iPod Touch – eu já faço parte desse grupo de usuários há algum tempo, e sempre estou testando os lançamentos e vendo as melhorias e novidades antes do grande público – e hoje trago em primeira mão pra vocês leitores (as) do #VaideTEC as primeiras impressões sobre o tão aguardado iOS10.

#VemGente!

O iOS 10 é a próxima grande atualização, aguardada por muitos usuários de Iphone, Ipad e Ipod Touch, ela vem com diversas novidades, melhorias e novas funcionalidades que a maçã vem preparando pra gente. Chega mais que vou te contar…

Os aparelhos que serão compatíveis com o novo sistema operacional são:

  • iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, 6s e 6s Plus
  • iPad 4, iPad Air (1 e 2), iPad Pro (todos)
  • iPad mini 2, 3 e 4
  • iPod touch de 6ª geração

Vale lembrar que alguns modelos antigos podem sim receber a nova atualização, mas algumas funcionalidades serão restritas aos modelos acima.

Lançado sempre no outono, mais precisamente em meados de setembro, o novo iOS terá muitas novidades e funcionalidades que nós estamos esperando faz tempo.

Siri

A Siri, assistente pessoal do iphone desde outubro de 2011 agora terá interação direta com vários apps, tipo; “Enviar uma mensagem de Whatsapp para Cláudia” ou “Siri, faça um post no facebook”, lógico, que pra isso acontecer, os apps precisam se adequar a interação que Apple irá oferecer. O WhatsApp, por exemplo, tem o costume de demorar para aderir às novas funções – até hoje ignora a existência do TouchID – para a Siri, essa interação poderá sim demorar algum tempo.

App Telefone

O App Telefone também será integrado com outras aplicações do iPhone e caso você receba uma chamada no Skype ou Whatsapp, poderá atendê-la com a tela bloqueada, terá o registro na lista de chamadas recentes do seu iPhone, como se fosse uma chamada normal da sua operadora. #Aleluia

Mapas

Os Mapas agora estão mais interativos, por exemplo, se você passar pela Avenida Presidente Itamar Franco, abrir o maps, você poderá localizar os restaurantes abertos na região e já aproveitar e reservar uma mesa ali mesmo (o restaurante precisa oferecer essa opção, claro!). Além disso, eles se tornarão ainda mais proativos, e caso vá, por exemplo, ao Shopping Jardim Norte e deixar seu carro em umas das vagas do estacionamento, ele poderá marcar o local exato ou então calcular quanto tempo falta para você chegar em casa. (Lindo isso, né?)

→ Tela Bloqueada

A Tela Bloqueada sofreu grandes mudanças:

A partir do novo iOS, a opção clássica “Deslize para desbloquear” deixa de existir, dando lugar a um leve toque no botão HOME,que desbloqueará o iPhone. Para aqueles que usam senha ou Touch ID, além do leve clique no botão, será necessário digitar a senha ou utilizar a biometria para desbloqueio.

As notificações agora aparecem em formato de balão na tela, mais clean e de fácil visualização.

Para ter acesso a câmera, deslize para esquerda, e caso queira visualizar Widgets do Tempo, calendário ou apps, deslize para direita.

→ iMessage

A novidade mais bacana do momento é o app iMessage, que ficou tão engraçadinho que com certeza vai ganhar seu espaço entre nós. A Apple trouxe uma melhoria significativa para o app, que visualmente está mais bonito e bem mais interativo entre os usuários.

Agora você pode enviar balões de Feliz Aniversário, ou até mesmo comemorar algo enviando Fogos de Artificio. (Mágico né?!)

Não sei o que dizer, só sentir!

Vejam o vídeo divulgado pela Apple, apresentando o novo iMessage:

→ Possibilidade de apagar apps nativos (#OMG! Tim Cook, você nos ouviu!)

A melhor novidade que o Tio TIM COOK pôde trazer pra nós é a possibilidade de apagar apps nativos – Sonho realizado! -, pois na maioria das vezes não usamos vários deles, que além de ficar enchendo a memória dos dispositivos, se tornava algo inútil. Agora sim, podemos apagar, baixar, voltar e fazer o que quiser com os apps. (Mas atenção… Se você apagar o Mail não poderá abrir links de e-mail ou receber novas mensagens.)

Depois de apagado, como colocar de volta? Você vai encontrá-lo naApp Store, para baixar como se fosse um aplicativo normal.

→Câmera não interrompe a música

Agora aquela sua amiga que adora fazer selfies com trilha de fundo vai se realizar! Ao Abrir o aplicativo de Câmera do iPhone ou iPad enquanto se escuta música não irá mais interromper sua canção favorita.

→Identificação do local da chamada

Nos Estados Unidos e alguns outros países, o sistema informa de qual cidade é a ligação que você recebe. No iOS 10, isso passará a funcionar também no Brasil, pela primeira vez.

Ufa! É tanta coisa nova que eu até perdi o fôlego… Mais calma, tem muita coisa ainda pra contar pra vocês!

Ao longo da semana vou atualizando esse artigo e listando as novidades e mudanças do novo iOS 10. Salve essa página nos seus favoritos ou salve este link no seu Facebook que em breve tem mais novidades. 😉

Te espero!

@BrunoBomtempo

Compartilhe:

Tags: