X

Você tem hábito de ler?

Leandro Karnal nos faz refletir sobre o fato de que nós, a geração que adentra o terceiro milênio, somos a que mais LEU (leitura) em toda a história.

Sim. Passamos os dias a ler mensagens e mandar e ler a resposta. Escrevemos e compartilhamos no face, vemos vídeos no Vimeu e Youtube, outra forma de ler, legendas em filmes, propagandas, anúncios……. 

E ainda temos o corretor de texto que podemos confiar de não entregar uma mensagem errada gramaticalmente. Talvez em pontuação ou no raciocínio das frases, ou em sua construção, mas de qualquer forma não nos ocupamos disto porque nenhum de nós está ali por amor à língua, ou à literatura. Algumas vezes gravamos e ouvimos áudios. Também uma forma de leitura.

Então, mas…livros, Literatura?

Não.

via GIPHY

Não temos sido a melhor nisto não. E eu nem sei dizer se antes de nós se lia muito. Creio que no Brasil não.

Para quem vai fazer uma prova e depois quer cursar uma Universidade ou Faculdade em algum momento vai ter de se ver com leituras, nem que seja de manuais.

A leitura enriquece o vocabulário.  Nos faz aumentar a capacidade de concentração e a imaginação. Trabalha a nossa compreensão das coisas. Nos ajuda a abstrair. Decodificar símbolos. Nos ajuda a perceber o encadeamento de raciocínios. Melhora a habilidade de comunicação, porque ajuda a clarear as ideias e a entender a exposição de outros, sejam pessoas falando em palestras, sejam em vídeos informativos, TVs,  Jornais, etc. Aumenta os horizontes de nosso mundo. Melhora a escrita e a organização de ideias para se expor escrevendo e falando. São inúmeras as vantagens.

O ideal é começar cedo.

Para a quantidade de coisas que lemos hoje em dia em relação ao que fazemos com isto, é desperdício. Claro que, naturalmente a informação circula e se você quiser vai longe. Mas, quantos fazem uso sistemático desta benesse da tecnologia?

Mas, vamos ler o quê?

O vídeo de Karnall dá dicas preciosas: 

Vai Ali: