Wattpad, Medium ou Spirit? Em qual plataforma devo publicar meu livro?

De tudo um pouco - Por José Roberto Abramo

15/02/2021

Por Fernanda Vizian*

Publicar online nunca foi tão fácil. São várias plataformas e nenhuma delas cobra por expor o seu texto. Ou seja, você posta seu texto gratuitamente, sem qualquer filtro, porém, sem qualquer ganho monetário.

Em resumo, essas plataformas funcionam como os blogs, onde os autores postam contos, capítulos, ensaios ou livros inteiros. A primeira plataforma que quero mostrar para vocês é o Wattpad.

Wattpad

O Wattpad é uma plataforma e também um aplicativo. Em linhas gerais é como se fosse uma rede social que conecta pessoas interessadas em literatura. Os usuários, em sua maioria, são autores independentes que desejam mostrar sua obra.

Entretanto, antes de postar o seu texto, conheça o perfil da plataforma. O Wattpad é muito forte em obras juvenis, de fantasia, fanfics, de gênero e textos eróticos. São 90 milhões de leitores nessa rede, em sua grande parte, entre 13 e 30 anos.

Sobre 20 de janeiro de 2021

Medium

Outra plataforma que eu indico, é o Medium. Essa é uma plataforma que abrange um público maior de leitores, cerca de 170 milhões. Os usuários são mais adultos, publicando tanto ficção quanto não ficção.

Para quem procura plataformas para publicação de fanfics

Fanfic é a abreviatura de fanfiction, ou ficção de fã. São textos construídos utilizando personagens e cenários de obras já consagradas. Não só obras, mas jogos, filmes, séries etc. Esse estilo costuma fazer muito sucesso e ter muitos leitores.

As plataformas ideais para esse tipo de publicação são: a Nyah e a Spirit.

O que você precisa levar em conta ao postar sua obra, seja ela inteira ou em partes, em alguma dessas plataformas, é que ali há infinitos outros textos. São literalmente milhões de textos. Assim, é preciso fazer um trabalho de divulgação para atrair leitores para lá. Mesmo que sua obra seja disponibilizada de forma gratuita, é possível sim que ela seja lida, apreciada e comentada.

 

Vantagens da publicação online

  • Você não paga nada e tem acesso a um público potencial de milhares de leitores do mundo todo. E que estão lá exclusivamente para ler obras de autores iniciantes ou independentes;
  • Você pode ir testando a plataforma, publicando em partes o livro todo;
  • Escritores que atingem sucesso nessas plataformas podem migrar para a autopublicação, ou serem até “encontrados” por editoras tradicionais. O caso mais conhecido é do livro Cinquenta Tons de Cinza. A autora criou o seu texto a partir de uma fanfic de Crepúsculo. Fez tanto sucesso no online que acabou sendo agenciada para uma editora e o resto a gente nem precisa comentar ne?

Desvantagens

  • Como há milhões de livros, há muita concorrência e muitos textos sem qualidade, totalmente amadores;
  • Como os textos são lidos através de celulares e computadores, textos mais curtos são os mais preferidos. Logo, uma obra mais complexa e longa, pode não atrair tantos leitores;
  • Mesmo que você se torne popular, é muito difícil converter o sucesso em dinheiro de fato. Algumas editoras até costumam rejeitar originais que já tenham sido publicados no online.

Ficou com alguma dúvida? Relate nos comentários que eu terei o maior prazer em respondê-lo!

Veja também o vídeo anterior:

https://vaiali.com/blog/categoria/colabs/voce-escritor/

 

Compartilhe:

Tags: