5 dicas para manter o foco no trabalho

Comportamento - Por Vai Ali

06/03/2019

Whatsapp, Facebook, Instagram, Stories, Snapchat… Manter o foco o trabalho parece uma tarefa bem difícil quando se tem tanta informação ao alcance das mãos. É, mas para crescer no emprego e se destacar no mercado é preciso vencer as distrações e tentar produzir mais em menos tempo. Assim sobra mais tempo pra se divertir, trocar ideias e até fazer um network mais eficaz.

Se você está nesse dilema Foco X Distração, nós separamos 5 dicas que vão facilitar a sua vida e te ajudar a vencer essa guerra.

5 dicas para manter o foco no trabalho

#1 Fique longe das redes sociais

Isso não quer dizer que você não pode entrar nas redes sociais durante o horário comercial, mas se você quiser mesmo ter foco no trabalho, deixe para acessar essas mídias em horários alternativos. Se você trabalha com prazos curtos e que exigem grande concentração, deixe o celular no modo “silencioso” ou até “avião”. E nem adianta sabotar a regra usando os apps na versão web, viu. A sabotagem rola do mesmo jeito. Uma boa dica é deixar pra usar as redes sociais no horário do almoço.

via GIPHY

#2 Não responda e-mails o tempo todo

Responder os e-mails prontamente, assim que chegam à sua caixa, pode minar os seus projetos de concentração. O ideal é estabelecer horários fixos para essa tarefa. Por exemplo: estabeleça que os e-mails serão respondidos sempre pela manhã e após o almoço e pronto. Ah, você pode também combinar com seus colegas de trabalho que adicionem a palavra “urgente” no assunto dos e-mails, assim você só sai do foco se realmente for importante.

via GIPHY

#3 Faça uma lista de tarefas

Fazer listas com as tarefas que precisa desenvolver durante o dia pode ajudar a manter o foco sobre elas. Você pode fazer isso assim que chegar ao trabalho ou mesmo antes de sair, no dia anterior. A prática não leva mais do que 10 minutos e você ainda pode contabilizar o tempo que gastará para realizar cada tarefa. Assim fica mais fácil encontrar os pontos onde você poderá relaxar um pouco.

via GIPHY

#4 Se dê recompensas

Tente se organizar para ficar de 20 a 25 minutos superconcentrado em alguma coisa. Aí poderá se dar um prêmio, que pode ser levantar para tomar um cafezinho ou bater um papo com algum colega. Assim você conseguirá ser mais produtivo e procrastinará menos.

via GIPHY

#5 Não seja ansioso

Não se deixe levar pela ansiedade e não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Estabeleça suas metas e se concentre em finalizá-las. No fim do dia, verá que o trabalho fluiu e que terminou tudo o que começou a fazer.

via GIPHY

Manter o foco no trabalho não é um bicho de sete cabeças, mas exige atenção e disciplina. Bora colocar em prática?!

 

Compartilhe:

Tags: