Você já se colocou no lugar do outro? Essa é uma pergunta que causa confronto, afinal ao nos colocarmos no lugar do outro qualquer julgamento poderia ser dissolvido. Isso é o que discutimos no Tá na Rede de hoje, a empatia e o efeito que ela pode causar no mundo.

“A empatia é a força mais positivamente perturbadora do planeta, mas apenas quando leva à ação” de acordo com Nowak. Segundo ela, em termos de sociedade estamos diante de um conjunto de crises sociais e ambientais sem precedentes e cercados por problemas. É hora de uma revolução empática da ação.

Para o Historiador Roman Krznaric, do School Of Life de Londres, fundador do primeiro Museu da Empatia do mundo, a empatia pode gerar uma revolução do espírito humano pois vai ocorrer nas relações humanas.

Ele define EMPATIA como a arte de se pôr no lugar do outro e ver o mundo sob sua perspectiva. E é importante enfatizar que a empatia se distingue de compaixão, piedade ou pesar.

Não se trata de compreender emoções e sim de transitar do seu ponto de vista para o do outro, nos negócios, nas relações humanas pessoais e sociais. Para tanto é importante saber fazer conexões inesperadas, sair da forma usual de pensar e falar, e superar barreiras como preconceitos, visão estereotipada, etc.

A principal questão é que criemos uma consciência empática global, nas palavras de Jeremy Rifkin: “A nossa empatia, durante milênios, foi exercida dentro de círculos restritos, da família, comunidade e Estado, não se adaptou à extensão global da nova comunidade humana. Reprogramar a nossa consciência, aplicar a empatia em escala planetária é urgente se queremos evitar a destruição da nossa espécie e de muitas outras”.

 

 Bibliografia 

-O Poder da Empatia  – Roman Krznaric – Ed. Zahar

-Ética Prática – Peter Singer  – Ed. Martins Fontes

-O Primeiro Ano de Vida – René Spitz – Ed. Martins Fontes

-Apego e Perda 1. A Natureza do Vínculo – John Bowlby – Ed. Martins Fontes

-Eu, Primata – Frans de Waal – Ed. Cia das Letras.

– Comunicação não-violenta – Marshal Rosenberg – Ed. Agora

-Juntos – Richard Sennet  – Ed. Record.

– A Civilização da empatia – Jeremy Rifkin

 

Produção e edição: Vai Ali (vaiali.com)

 

Apresentação: José Roberto Abramo

 

Veja também

Depressão: o mal do século

Canal TMTV