O Programa de hoje continua trabalhando o tema da Globalização da natureza. Dentre os temas relacionados a natureza está a saúde mundial, sob a ótica da globalização.

Todos sabemos que são globais as finanças, a informação simultânea, os conhecimentos científicos, as migrações, a tecnologia, a produção, inclusive do saber, o trabalho humano. No entanto, entre todos estes aspectos, a saúde  também se transformou em algo de cunho mundial. O que é oposto ao cenário anterior, segmentada de região para região.

Em contrapartida, a desigualdade no âmbito da saúde também se tornou um problema global. Ela está relacionada com as diferenças no desenvolvimento econômico e social alcançados por essas nações e geradas pela história e pelo ambiente político e econômico internacional, na divisão de recursos globais e nas possibilidades de crescimento.

Por exemplo, temos a questão dos valores extremamente altos remédios, a medicação sob patentes e que, via de regra, recaem sobre governos para assistir populações. Diante disso, o sistema reage  exigindo o aperfeiçoamento de políticas de saúde no plano internacional. Isso também é globalização.

Também uma política para jovens e adolescentes, para mulheres e maternidade, para a diversidade e o respeito às minorias. Precisamos de um compromisso global que é dominar os impactos da globalização e aproveitar as suas vantagens , que são muitas.

 

Produção e edição: Vai Ali (vaiali.com)

 

Roteiro, pesquisa e apresentação: José Roberto Abramo

 

Veja também

Natureza: atacamos ou defendemos?– pt. 02

Canal TMTV