Contradições entre indivíduos sempre vão existir, porém, o pensamento humano sempre opta pela não violência e resolver com o diálogo. Não deveríamos, então, ter tantos exemplos de conflitos, guerras, genocídios, em nossa história?

Alguns filósofos colocam o homem como sujeito ativo em busca de seus direitos, defendendo a luta. Porém tal luta não diz respeito ao combate em si, mas sim uma uma luta ideológica. O que recupera o caráter intrínseco da violência que, de uma certa forma, é um meio de combater as injustiças.

Sempre vão existir contradições entre os indivíduos que geram conflitos, porém, o pensamento humano em sua natureza, estabelece a não violência por sua escolha em resolver as contendas com o diálogo. E isto organizou o movimento civilizatório.

Porém tal processo causou um excesso de ordem, levando a repressão e regulação do prazer, gerando sentimento de culpa. Há também determinantes socioambientais que aumentam a conduta agressiva como: desigualdade econômica, baixa renda familiar.

Ausência  políticas públicas em relação à saúde, educação, moradia e segurança também contribuíram para que a violência fosse estimulada. O reforço social e intenso apelo ao consumo, em conflito com o empobrecimento do país, também foram acontecimentos que fizeram com que o homem perdesse a sua essência diplomática e passasse a adotar posturas duvidáveis. Causando guerras, destruição e mortes.

 

Produção e edição: Vai Ali (vaiali.com)

 

Roteiro, pesquisa e apresentação: José Roberto Abramo

 

Veja também

O que há com o mundo? Pt 2 | Tá na Rede

Canal TMTV