O Tá na Rede de hoje pretende fazer uma reflexão sobre como será nosso futuro ou nosso novo normal diante da pandemia que estamos enfrentando.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A transmissão acontece por contato com outras pessoas infectadas e, estudos recentes, garantem que até estar respirando o mesmo ar de quem foi contaminado pode haver contaminação.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

O Ministério da Saúde dá ainda algumas recomendações para evitar a contaminação:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Diante dessa ameaça, tivemos que modificar nossa rotina e nossos hábitos. Isso transformou a forma como nos relacionamos, além de levar grandes alterações na política e economia. O que você espera para os novos dias? Assista e comente aqui com a gente!

Produção e edição: Vai Ali (vaiali.com)

Apresentação: José Roberto Abramo