Inteligência artificial ou inteligência emocional, o que vai derrubar mais empregos?

Empreendedor 4.0 - Por Vai Ali

02/07/2020

Como aumentar suas chances de emprego nessa nova era? Inteligência emocional é a sua capacidade de reconhecer e entender as próprias emoções, as emoções das pessoas, e saber lidar com elas de forma positiva.

Medo, tristeza, alegria, raiva, nojo. (Alguns autores citam surpresa como emoção, outros, apenas como expressão). Vamos ver como as emoções primárias afetam nossa vida.

Provavelmente, você já presenciou uma situação em que, em uma discussão, a emoção falou mais alto que a razão e os dois lados dessa estória, saíram perdendo.

O Nosso cérebro processa as emoções muito mais rápido, até por questões de sobrevivência, do que processa a razão.

As emoções nos dominam na maior parte do tempo, e saber administrá-las é essencial para uma vida com mais recursos! Por isso grandes líderes empresariais tratam a Inteligência Emocional como uma das habilidades mais procuradas por eles!

As interações pela internet estão sendo cada vez mais utilizadas, pense como isso afeta a sua vida. Quando falamos de interação entre pessoas, o filtro da internet é mais baixo se compararmos aos filtros que utilizamos nas relações face a face, e isso afeta a comunicação, que é afetada pela emoção. Percebam como uma coisa puxa outra, que puxa outra … nada existe sozinho, e quero que você pense nisso, de como essa teia, onde tudo e todos se conectam, pode ser construtora de novas e melhores relações.

Ao fazer uma reunião ou uma entrevista pela internet, atente-se do seu estado emocional. Mantenha a calma se a conexão ficar ruim, pois sua reação será analisada pelo outro lado, apenas diga que a conexão está mais lenta que o normal, e peça pra repetirem o conteúdo que você perdeu. Simples assim.

Sou consultor há muito anos, já vi pessoas serem demitidas por coisas banais, e tenho certeza que se tivesse um controle melhor de suas emoções, estaria empregado até hoje, pois tem boa experiência e sabe trabalhar.

Pessoas com inteligência emocional mais controlada, tendem a se tornarem líderes. O mercado está carente de boas lideranças, é só olhar quantas vagas em aberto de gerência, supervisão e até diretoria, que não são preenchidas por falta dessa competência.

Você pode tentar controlar suas emoções, e ter uma vida melhor, ou pode simplesmente ser dominado por elas. Você é quem decide.

Acompanhe também:

Marketing Agora!

Você Escritor

 

Compartilhe: