Programa Pontuando #104

Cidadania Sustentavel - Por José Roberto Abramo

01/05/2023

PROGRAMA PONTUANDO #104

Território inovador: Consciência Política e Impacto Cultural.

Pauta que você verá durante o programa

O que é inovação?;

Qual o papel das tecnologias?;

De que forma o território deve absorver as capacidades tecnológicas?;

Como preparar a sociedade para usufruir das facilidades em um território inovador?

Como a política pública pode interferir positivamente no impacto cultural em um território inovador?

Quais iniciativas você pode destacar?      

Convidados

Antônio M. Alberti

Autor, pesquisador, professor, desenvolvedor, coordenador do ICT Lab do Inatel – Santa Rita do Sapucaí em Minas Gerais.

Formou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM ), Santa Maria, RS, Brasil, em 1986, e fez o M.Sc. e Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil, em 1998 e 2003, respectivamente. Em fevereiro de 2004, ele se juntou Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) como professor adjunto. Foi pesquisador visitante no Departamento de Internet do Futuro do ETRI, na Coreia do Sul, entre março de 2012 até fevereiro de 2013. Ele é coordenador do ICT Lab e arquiteto-chefe do projeto arquitetura convergente NovaGenesis. Seus interesses atuais incluem Internet do Futuro, Redes de Rádios Cognitivos, Internet das Coisas e Análise de Desempenho de Redes.

Livro: Novos Renascimentos – Impacto das Tecnologia na Transformação Completa da Sociedade.

Carlos Pernisa Júnior

Professor da Faculdade de Comunicação da UFJF

[Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídia Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia digital, jornalismo, cinema e imagem.]

NOVOS RENASCIMENTOS

Introdução do Programa:

O avanço da Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, tornou relevante o papel da Inovação Tecnológica na organização do território, através dos fluxos informacionais, propiciando incremento e novas dinâmicas de produção que impacta a sociedade, novos círculos de poderes, além de exigir a proposição de novas políticas públicas em seu trato.

Quando uma nova tecnologia surge e proporciona o surgimento de serviços ou produtos inovadores ao mercado, causando efeitos de mudança e de ruptura nos padrões e modelos já estabelecidos, ela é considerada disruptiva.

A tecnologia disruptiva não é necessariamente revolucionária, ela pode estar dentro da ordem vigente. Mas, a tecnologia disruptiva tem o poder de transformar um mercado existente, oferecendo simplicidade, conforto, baixo custo e fácil acesso à produtos e serviços.

Exemplo: Pesquisas digitais, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain (para servir de base à criação do bitcoin e de outras moedas digitais).

O desenvolvimento tecnológico em um território não depende apenas da ação empreendedora de seus agentes socioeconômicos, mas também das condições preexistentes nos territórios onde atuam. Hoje em dia pensamos políticas públicas para que se aproveite a tendência que existe no território e que se possa melhorar a vida das pessoas, baseado nas potencialidades locais.

As inovações tecnológicas influenciam diretamente na maneira como o homem se organiza em sociedade durante o percurso histórico.

Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros.

Mas, os impactos da tecnologias emergentes do mundo físico nas áreas de energia, matéria, biologia, computação e tecnologias de informação e comunicações, incluindo IoT, 5G, 6G e Internet; Metaversos; e monetização digital; e a inteligência artificial, são profundos e irreversíveis. Dentre os impactos da abundância tecnológica, discute o futuro do trabalho e do dinheiro, novas economias e organizações, trabalho em rede, minimalismo e hack life (descomplicando a vida), imersão total, gameficação (consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica) , medicina regenerativa e transhumanismo, autoconsciência, aprimoramento humano e cocriação com máquinas.

Em tempo – transhumanismo: uso de tecnologias para transformar a condição humana para alcançar altas potencialidades. Então: O Transhumanismo é uma filosofia que tem como objetivo melhorar a condição humana a partir do uso de ciência e tecnologia (biotecnologia, nanotecnologia e neurotecnologia) para aumentar a capacidade cognitiva e superar limitações físicas e psicológicas.)

Voltando então:

A chamada “inovação tecnológica” é um elemento-chave. A inovação traz a atenção dos governos, das empresas, até da sociedade em geral, para o papel condicionante do espaço no surgimento destas, levando à muitos pesquisadores, principalmente os da Economia, Engenharia de Produção, Ciência da Informação e afins, a se empenharem em sua análise.

Nestes termos assista o programa que de resto é recheado de aprendizado. Deixa seu comentário no vídeo e dá o like.

José Roberto Abramo

Programa Mediado por Wanessa Bittar e José Roberto Abramo

Wanessa Bittar

Pesquisadora em Práticas Regenerativas, Palestrante na área de Sustentabilidade , Facilitadora e Gestora no Studio Dialeto

Assista o programa no LINK

https://youtu.be/cYlb64U7c0E

Leia Também:

Compartilhe: