A Cor da Cultura

Comportamento - Por Vai Ali

27/07/2017

Samba

O samba é considerado uma dança e um gênero musical da cultura popular brasileira.

É dos estilos de música aqui de nossa terra, e o mais representativo do país.

O Samba apareceu por aqui no período colonial trazido pelos escravos negros da África.

Durante muito tempo foi considerado um estilo musical e dança marginalizados. Mas, no século XX para cá tem sido resgatado, e representa muito de nossa brasilidade.

O samba está presente em todas as regiões brasileiras e até por causa de nossas dimensões continentais, sofreu variantes nos instrumentos, estilos e forma de dançar. Daí que existem vários tipos de samba. Samba de Roda, Samba Raiz, Partido Alto, Samba sincopado, Samba Chulado, Samba – Enredo, Samba Canção, pagode, entre outros.

O samba influencia outros ritmos, como por exemplo a Bossa Nova. Considerada um sincretismo entre o samba e o jazz. A Bossa Nova é permeada pelas harmonias do Samba e pelas variantes melódicas do Jazz.

O Tropicalismo emerge na onda da contra-cultura que fora um movimento libertário e revolucionário. O Tropicalismo queria se afastar um pouco da intelectualidade da Bossa Nova e buscava aproximar um pouco mais da cultura brasileira de viés popular. Assim, misturou o Samba, o pop, a psicodelia e o Rock.

Na realidade:

“A música popular brasileira resulta de um conjunto de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia”.

Assim, temos muitas cores para trabalhar. Temos muitos autores, cantores, poetas e músicos que se dedicam e se dedicaram ao Samba e ritmos derivados destes, que muito diz de nossa cultura e de nossa miscigenação cultural. Temo um longo trabalho de resgate.

O vídeo abaixo é um texto belíssimo que trata da tradição esquecida da música popular brasileira, notoriamente o Samba. Vale a pena assisti-lo pelo valor cultural.

A Cor da Cultura – Projeto Cantando a História do Samba

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

José Roberto Abramo é professor de física e matemática, além de profundo estudioso do comportamento humano.

Compartilhe:

Tags: