Filmes de terror para assistir numa sexta-feira 13

Sexta-feira 13 dia tido como um dia de má sorte, mas não deixa de ser sexta-feira não é mesmo?

Cinema - Por Vai Ali

13/09/2019

Sexta-feira 13 dia tido como um dia de má sorte, mas não deixa de ser sexta-feira não é mesmo? Dia de relaxar, passear e se preparar pro fim de semana. Por isso separamos uma lista com 13 (sim, não temos problemas com esse número) filmes de terror para assistir hoje, amanhã, enfim, na sexta-feira 13 ou no sábado 14 que der.

 

Halloween – 1978  

Um maníaco retorna à sua cidade natal para continuar o terror que ele começou há quinze anos. O filme é como uma grande homenagem à Psicose de Hitchcock, contendo diversas referências.

A câmera subjetiva, takes longos e música tema icônica, o longa é dos clássicos pois coloca em outro patamar os filmes slashers, pois logo depois vieram Jason, Pânico e a Hora do Pesadelo.

Um maníaco retorna à sua cidade natal para continuar o terror que ele começou há quinze anos.

 

A visita – 2015

Dois irmãos resolvem passar uma semana na fazenda dos avós, enquanto a mãe descansa e se diverte em um cruzeiro. O que parece ser algo rotineiro torna-se bastante perturbador quando os netos e, ao mesmo tempo os espectadores, descobrem que algo muito estranho ronda os idosos.

O filme é repleto de cenas de humor (sim, humor) mas ao mesmo tempo não deixa a desejar no terror que é crescente em toda a trama, deixando o espectador preso até o fim.

Hush – a morte ouve – 2016

Maddie é uma escritora que vive sozinha em uma casa isolada. A única pessoa nos arredores é a sua amiga Sarah, sua vizinha. A situação fica desesperadora quando um homem mascarado aparece em sua porta.

Até aí nada de diferente não é mesmo? Mas o filme contém um diferencial: Maddie é surda desde a adolescência, e precisa seguir seus instintos para se livrar do invasor.

O filme tem uma trilha sonora ensurdecedora, bem propícia para o longa traz esse tema que já é meio batido uma novidade.

Under the shadow (Sob a sombra) – 2019

Este filme foge um pouco da listagem, mas também vale a pena ser visto. Sob a sombra é um filme do Oriente Médio, entre os países Irã, Catar e Jordânia. A história mescla elementos da história do local e do folclore popular da região.

Durante a guerra entre Irã e Iraque, que durou de 1980 a 1988, uma família vive sobe tensão na capital Teerã, que está prestes a ser bombardeada pelos mísseis de Saddam Hussein.

O pai Iraj, que é médico, é enviado para uma cidade mais próxima da fronteira para ajudar com os feridos da batalha. A esposa Shideh recusa-se a ir e permanece no apartamento com a filha pequena Dorsa.É a partir daí que as duas começam a viver outro drama.

Após a boneca de Dorsa desaparecer misteriosamente, mãe e filha passam a ser assombradas por Djinns, criaturas da mitologia do Oriente Médio que se apossam dos objetos pessoais das pessoas até capturar sua alma. (Tenso hein)

Durante a guerra entre Irã e Iraque, que durou de 1980 a 1988, uma família vive sobe tensão na capital Teerã, que está prestes a ser bombardeada pelos mísseis de Saddam Hussein.

O Babadook – 2014

Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo.

O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado The Babadook reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadook deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente.

Este é um longa que vale ser lembrado pela sua ambiguidade no sentido central do filme: o medo. Ao mesmo tempo que aborda o tema sobrenatural, também deixa claro a fragilidade da relação entre mãe em filho.

 

A bruxa – 2016

Em uma fazenda no século 17, uma histeria religiosa toma conta de uma família que vive isolada após ser banida do vilarejo onde vivia acusadas de bruxaria. Em meio a histeria, a família acusa a filha mais velha de estar possuída pelo demônio e, por isso, ser bruxa, após seu irmão desaparecer.

O filme é extremamente fiel à época retratada no filme. Tanto no cenário, figurino e até o sotaque dos atores e atrizes na interpretação. A fotografia escura também auxilia na imersão da história.

Porém, a história mescla a fantasia, da bruxa estar rondando a casa da família, com o medo real de uma família que vive isolada e tem a mente povoada por perigos inimagináveis.

 

A bruxa de Blair – 1999

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

O filme é considerado um marco tanto na história cinematográfica como na história da comunicação, por ser uma história contada em diversas plataformas.

Pelo menos um ano antes do lançamento do filme os produtores começaram a plantar pistas falsas na floresta em que o filme seria gravado. Notícias falsas, discussões armadas, caricaturas forjadas, artefatos construídos pelo departamento de arte do filme, tudo o que site agregava de informação.

Foi exibido um documentário exibido no Sci Fi Channel, o qual era falso eram falsos e fazia parte da estratégia de construção do universo do filme. Um fórum de discussão no site evidenciou o surgimento de uma comunidade de fãs interessados em solucionar o mistério da Bruxa de Blair.

Sexta-feira 13 - melhores filmes de terror para assistir hoje

 

A colina escarlate – 2015

A aspirante a escritora Edith conhece Sir Thomas Sharpe, um inglês misterioso que diz ser empresário da área têxtil na Europa. Edith se casa com ele e se muda para a remota cidade Cúmbria.

Lá Edith descobre que a casa se encontra em ruínas e pelas rachaduras da casa saem uma gosma vermelha. Além disso tudo, a jovem começa a ter visões fantasmagóricas pela mansão que está em decadência.

Dirigido por Guilherme Del Toro, diretor do famoso O labirinto do Fauno que ganhou três Oscars em categorias técnicas. A estética é assombrosa deste drama com um pouco de terror (para aqueles que tem medinho).

 Sexta-feira 13 - melhores filmes de terror para assistir hoje

 

Quando as luzes se apagam – 2016

Desde que era pequena, Rebecca tinha uma porção de medos, especialmente quando as luzes se apagavam. Ela acreditava ser perseguida pela figura de uma mulher e anos mais tarde seu irmão mais novo começa a sofrer do mesmo problema.

Juntos eles descobrem que a aparição está ligada à mãe deles que faleceu anos antes. Rebecca começa a investigar o caso e chega perto de conhecer a terrível verdade.

O filme se baseia numa premissa que quase todo mundo já teve na vida: medo de algo aparecer no escuro, ou o medo da escuridão. Mas como retratar aquilo que não se vê? Esse longa vai cativar sua atenção do início ao fim por sua história simples, mas que dá muito medo, o que a gente quer com um filme de terror.

 

Os outros – 2001

Durante a Segunda Guerra, a devota Grace aguarda com os filhos o retorno do marido da guerra. Isolados em uma mansão numa ilha deserta, passam a observar estranhos acontecimentos ao seu redor, como barulhos pela casa, piano tocando sozinho. Um típico terror. Mas o seu final é surpreendente.

 

Mama – 2012

Quando o pai de Victoria e Lilly mata a esposa, as meninas fogem assustadas. Durante cinco anos, ninguém sabe delas, até o dia em que reaparecem, sem explicação de como sobreviveram.

Os tios Lucas e Annabel adotam as irmãs e tentam lhes dar uma vida tranquila, mas logo percebem que existe algo errado. As duas conversam frequentemente com uma entidade invisível que chamam de Mama.

Amigo imaginário? Temos. Crianças agindo de forma estranha? Temos. Histórias estranhas de famílias desarranjadas? Temos também. Tudo o que um terror clássico precisa.

 

Veja também

Os lançamentos de setembro da Netflix

Compartilhe:

Tags: