6 maneiras de exercitar a criatividade

Curiosidades - Por Vai Ali

17/11/2016

Criatividade

substantivo feminino

  1. qualidade ou característica de quem ou do que é criativo.
  2. inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

“Nossa, como você consegue ser tão criativo?”. Muita gente já ouviu essa frase e fez aquela cara de “ué”, sem saber o que responder. A verdade é que não existe nenhum mistério nessa coisa de ser criativo. E nem regra. Aliás, a única regra da criatividade é exatamente quebrar as regras. É isso mesmo, cara, se joga! Quem tem limite é município, criatividade não.

Mas é claro, sempre existe um jeitinho de facilitar o caminho da criatividade dentro desse emaranhado que chamamos de cérebro. Por isso, listamos 6 maneiras de exercitar a criatividade no dia a dia.

#1 Não siga as regras

Na hora de criar, tente não ficar preso às regras, condutas e frases perfeitas. Tente fazer algo diferente. Quando tiver uma ideia, pesquise sobre ela, veja se alguém já fez algo parecido. Se já, busque outras formas de colocá-la em prática.

#2 Tenha um caderninho na mochila

Gente, um caderno, uma caderneta, um bloquinho (e uma caneta)… podem salvar sua vida quando rola aquela ideia magnífica no meio do treino da academia ou na fila do supermercado. Tenha um caderninho sempre por perto e rabisque, escreva tudo o que vier à cabeça. Dali pode sair a grande ideia da sua vida (ou do job que você tem que entregar até às 17h).

#3 Fique menos no computador

Não dá pra ser criativo vendo a vida alheia passar pela timeline o dia inteiro. Dedique um tempo do seu dia para fazer algo fora do computador (e do celular também!). Vá ver um filme, ler um livro, ouvir música ou passear pela praça do seu bairro.

#4 Tenha experiências

Não tem nada melhor pra exercitar sua criatividade do que simplesmente viver a vida. É isso mesmo, viver, fazer algo novo, experimentar uma comida exótica, se permitir ter sensações incomuns, conhecer pessoas. Mexa-se!

#5 Descanse

Aproveite as férias e feriados prolongados para descansar. Mas isso não significa dormir e ver séries o dia todo. Isso pode até rolar, mas não deve ser uma “regra do descanso”. Relaxe, tenha momentos de lazer, dedique um tempo para pensar na vida e fazer planos.

#6 Permita-se ter ideias idiotas

Nenhuma grande ideia nasce pronta. Nenhum trabalho criativo chega redondo pra ser usado. Antes de colocar as ideias em prática é preciso “viajar na maionese” e deixar fluir tudo o que vem à mente. Aí você vai ajustando daqui e dali e, de repente, a magia acontece.

Tem um cara chamado Albert Einstein (conhece?) que disse que a “criatividade é a inteligência se divertindo”.

Então divirta-se e boas ideias pra todos nós!

 

Compartilhe:

Tags: