3º Encontro de Economia Criativa

Encontro de Economia Criativa

Fala, Zé! - Por José Roberto Abramo

03/08/2020

Amigos, trago o texto de Wanessa Bittar para apreciação de vocês, participem. Nos encontramos no 3º Encontro de Economia Criativa.

O pensamento

Muitas são as mudanças ocorridas no cenário econômico e que incentivam pensamentos para novas bases de produção que podem gerar desenvolvimento econômico. Uma delas é a economia criativa que possui como seu principal ativo o capital intelectual seguido de criatividade. Acreditasse que é uma economia poderosa, para o século XXI, uma vez que não é considerada poluente e ainda pode gerar visibilidade a um território quando estrategicamente trabalhada por seus diferentes atores. Pensando nesse contexto e no atual cenário Juizforano como cidade de referência na área de serviços e principalmente no que diz respeito aos serviços educacionais é que surge a necessidade de continuar o fomento da economia criativa estabelecendo conexões entre todos aqueles envolvidos com o setor criativo. Visto que alguns pontos são frágeis, como: a pouca comunicação entre os setores de cultura, tecnologia, turismo e lazer; o empreendedor criativo possui dificuldades em transforma criatividade em inovação para gerar o desenvolvimento econômico. Sendo muitos projetos iniciados sem perspectiva de sustentabilidade tornando a economia criativa não trabalhada de forma eficiente e eficaz na cidade.

Encontrando Caminhos

Assim o 3° Encontro de Economia Criativa em Juiz de Fora, que irá ocorre no período de 22 a 27 de agosto, visa ser um momento de reflexão sobre:  a integração e articulação de oportunidades em redes criativas. Tendo a finalidade de apresentar como temática central o empreendedorismo, a cultura de rede e a sustentabilidade e ainda cases da cidade de Juiz de Fora que fazem uso da rede criativa para ampliar conhecimentos e oportunidades no setor de atuação.  Tem por maior objetivo a troca de conhecimentos e experiências para impulsionar starts em projetos que deverão fortalecer e dar visibilidade a Economia Criativa em Juiz de Fora. Sendo esperado diferentes participações: poder público; instituições educacionais; estudantes universitários dos setores criativos e de políticas públicas; empreendedores criativos e interessados pelo tema. O momento confere certificado e propõem a ser um espaço para network com muitas trocas de experiências. Você é nosso convidado (a)!

Faça a sua inscrição! 

Wanessa Bittar: Diretora do Studio Dialeto

Mestranda em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Especializada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);  Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

 

Acompanhe a coluna do Fala Zé!

Compartilhe: