Frete barato: como enviar seu livro cobrando pouco

Você Escritor - Por José Roberto Abramo

06/01/2021

Fernanda Vizian*

Você vende seus livros pela internet, mas tem dificuldades de concretizar as vendas por causa do alto preço do frete? Conheça, através desse artigo, como reduzir os custos de envio com um frete barato para passar a vender mais!

O Registro Módico é um serviço disponível em qualquer agência dos correios e é muito simples de ser usado. Por não ser muito comum, uma vez que só é disponível para livros, revistas e materiais didáticos, ele nem sempre é oferecido quando você leva seu livro até a agência dos Correios. É bem mais barato que o PAC e o SEDEX e pode ser um atrativo a mais na hora de você concluir uma venda.

O que é o registro módico?

O registro módico é a categoria de envio mais utilizada por editoras, livrarias e autores independentes. Isso porque esse tipo de envio não cobra pela distância, mas pelo peso. Ou seja, um envio de livro para outro Estado custa o mesmo que para alguns quarteirões de distância da sua casa, por exemplo.

Movimento no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios, em Benfica

Como calcular o preço de envio do meu livro?

Para que você possa ter uma ideia do valor cobrado para esse tipo de envio, vou fazer uma conta com você. A base de cálculo que você também pode encontrar no site dos Correios é através da tabela do IMPRESSO NORMAL.

Se com a embalagem seu livro chegar a pesar entre 250/300 gramas, o valor de tabela para essa faixa de peso é de 4 reais e 75 centavos. Em cima desse valor é preciso acrescentar a taxa do registro módico, que é o código de rastreio do seu envio. Essa taxa tem um valor fixo e custa 3 reais e 20 centavos. Dessa forma, o envio fica em 7 reais e 95 centavos, independente do CEP de destino.

Essa modalidade atende envios até 2 quilos. E, nesse tipo de envio, não há seguro, mas você pode contratar a parte.

Prós e contras do registro módico

Nessa modalidade de envio, o rastreamento é mais simplificado e mostra apenas a data de postagem e de entrega. Logo, é aconselhável que você avise seu leitor sobre isso, pois muitos ficam ansiosos com a não movimentação quando pesquisam o rastreio, achando até que possa ter ocorrido algum problema no envio.

Diferentemente do PAC e SEDEX, o módico não contempla a assinatura do recebedor. Na maioria das vezes o livro é deixado na caixinha dos correios, sem a necessidade da presença de alguém para receber.

Se você vende em marketplaces como Amazon e MercadoLivre, esse envio infelizmente não está previsto. Ele só vale quando você fizer a venda por conta própria, seja pelo seu site ou Instagram por exemplo.

Em relação ao prazo, o envio pode levar até 15 dias uteis. Entretanto, envios para capitais e cidades mais próximas do remente esse prazo pode ser bem menor, em média de 3 a 5 dias úteis.

LEIA MAIS

Tudo começa na livraria

 

Compartilhe: