Humanização do marketing não é o futuro, já é o agora!

Marketing agora! - Por Vai Ali

28/08/2020

Entenda melhor o conceito e porque é fundamental sua empresa estar consonante com esse novo padrão de humanização do marketing.

Se você lê sobre marketing digital e as mudanças e expectativas na área, deve ter viso que uma das tendências apontadas por especialistas é a humanização do marketing.

Pensar em soluções mais humanas, e quando digo humana, me refiro ao entendimento dos anseios e necessidades REAIS do cliente, não é algo para o futuro, é algo que deve estar integrado em todas as suas ações e fazer parte do dia a dia da equipe de marketing.

Devemos pensar COMO o cliente e claro, NO cliente!

O e-mail mkt é uma das estratégias mais utilizadas por empresas e que, quando bem-feita, pode gerar resultados satisfatórios. Mas já pensou tornar esse envio o mais pessoal e individual possível?

Mesmo escrevendo para um banco de dados de milhares de nomes, você pode (e DEVE), tornar o conteúdo daquele e-mail o mais próximo possível do seu interlocutor.

“Quando escrevo para a minha newsletter, penso em um assinante. Pode ser alguém com quem conversei em algum evento ou em uma rede social. Quanto mais pessoal for, mais universal vai ser, e mais humana a minha voz será. Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada” Ann Handley.

Essa frase da Ann Handley, uma das profissionais mais citadas quando o assunto é conteúdo, foi dita em um dos maiores eventos de marketing do mundo e deve ser repercutida devido a sua relevância e atualidade.

Pilares

Para tornar nossas soluções, realmente personalizadas e próximas, podemos trabalhar com 3 pilares:

  1. Emoção
  2. Empatia
  3. Ética

Esses “3 E”, quando bem trabalhados vão proporcionar ao seu público um sentimento de proximidade e cuidado que faz toda a diferença para você atuar na fidelização desse cliente.

A humanização, não só diz respeito a personalização das estratégias, mas também ao entendimento do público. Já notou como o perfil do consumidor mudou radicalmente de uns anos pra cá?

Vender escassez e preço, não faz mais sentido. O cliente quer fazer sua compra em seu tempo e as marcas devem entender e respeitar o momento de compra de seu público.

Vamos respeitar o tempo dessa pessoa. Entender que os padrões mudaram vai fazer total diferença para que você deslanche nas vendas. De forma moderna e natural.

Leia também:

Me engana que eu… tô de olho!

Compartilhe: