Mundo fluido, líquido, sem formas

Mundo fluido

Empreendedor 4.0 - Por Vai Ali

11/08/2020

Toda nossa forma de pensar e agir está sendo revista, questionada e mudando de formas a todo momento, assim como a água, ao se deparar com um obstáculo, que desvia para o lado mais fácil, apenas deixando-se fluir, seguindo seu curso. Como diz Zygmunt Bauman, estamos vivendo em um momento de interregno, e o sinônimo que mais se adequa é o de intervalo. Intervalo de um tempo antigo, mais estático, onde o que era hoje será amanhã, com o certo e errado bem definidos, mocinhos e bandidos tinham seus lados, onde o que você aprendia podia ser válido por toda uma vida.

Interregno, intervalo. O modo como aprendemos a lidar com os desafios que a vida nos apresenta não funcionam mais, seja na política, na economia, no amor, na busca pela felicidade, na família e até como organizamos a nossa vida. E o novo modo está engatinhando ainda, em um aprendizado mútuo. E isso causa grandes dúvidas.

A proposta aqui é fazer você pensar em quais resultados está obtendo, no que está dando certo para você, e se precisa mudar o curso de como age e reage às situações, ou se manter na mesma direção.

Seja flexível e dinâmico como a água e perceba como os obstáculos se tornam mais simples e menores de serem ultrapassados.

O que vem após um intervalo? Um novo capítulo, uma nova jornada, para uma nova era, uma era mais fluída, onde tudo perpassa tudo, como uma grande teia, conectando tudo e todos imediatamente.

A informação migra e migra…

Pela primeira vez temos acesso quase infinito à informação, pela primeira vez não sabemos como ou quando agir em várias situações, exatamente porque a informação muda em uma velocidade altíssima.

Devemos transformar informação em sabedoria. Só saber não basta, é preciso agir. Agir não basta, é preciso agir de forma diferente. Não dá para esperar o momento perfeito, porque ele não existe, então faça agora, porque ficar estagnado é ainda pior.

Sempre o progresso

A humanidade já passou por vários desses intervalos, sempre com sucesso, sempre há um progresso tecnológico e científico, o desafio agora talvez seja a moral, que se relaciona com a educação, que está intimamente ligada com a mudança de pensamento da época, e estamos em um momento onde o imediatismo impera, inclusive na busca pela felicidade.

Nesse mundo líquido, talvez aproveitar a correnteza seja melhor que lutar contra ela.

Perceba as tendências, faça planos flexíveis, seja como a haste fina, que qualquer brisa verga, mas nenhuma espada corta. Mude, e seja você mesmo.

Leia também:

Você sabe qual o futuro do entretenimento?

Compartilhe: