O marketing está em tudo (e de olho em você)

Marketing Agora!

Marketing agora! - Por Vai Ali

06/04/2020

Porque falar ou escrever sobre marketing? Ou melhor, porque você, querido leitor, deveria se
interessar pelo assunto? A resposta é simples: Marketing está em TUDO!

Um dos fundadores da HP, o engenheiro David Packard, uma vez disse, “Marketing é importante demais para ser deixado para o departamento de marketing”. Essa citação descreve bem sua importância e peso dentro das corporações. Mas engana-se quem pensa que só existe marketing dentro das empresas.

Se você já deu um “google” e procurou sobre o assunto, encontrou a seguinte descrição: estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

O etc. poderia ser facilmente substituído por duas palavrinhas: infinitas opções. Isso mesmo!

O marketing abraça uma infinidade de possibilidades e tentar limitá-lo a determinadas estratégias só o diminui. Ao elaborar um plano de negócio ou vislumbrar mudanças em seu produto ou promoção pessoal. Sim, é possível desenvolver estratégias para trabalhar sua imagem e alcançar sucesso (falaremos sobre isso em um próximo momento). É necessário construir uma persona. Ou seja, entender quem é o seu consumidor! Vale lembrar que persona e público-alvo NÃO são sinônimos.

De uma maneira geral, público alvo é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Quem tem interesse no seu produto ou conteúdo. Quais suas motivações (financeiras, futuro, ambição…). Onde essa pessoa vive. Quais são seus passatempos. E talvez, a mais importante, o que ela espera de você. O guru da área, Philip Kotler, em seu livro Marketing 4.0 (antes de ler esse livro, sugiro que você leia os anteriores desse autor), nos deixa uma mensagem potente: não foram apenas as regras que mudaram mas TODA a sociedade mudou.

Entender quem são os consumidores do seu produto ou quem despende tempo atento as suas redes, faz toda a diferença para alcançar resultados reais e palpáveis. Mas como descubro quem é minha persona? A resposta é simples: perguntando pra ela! A melhor forma de criar a persona é através de entrevistas. Escolha as pessoas e monte um roteiro para conduzir essas conversas. Você pode conversar com uma de cada vez ou montar grupos de amostragem. Abaixo, seguem alguns tópicos para que você possa se organizar e assim conseguir elaborá-la.

Escolhendo as pessoas

  • Observe quem são as pessoas mais ativas nas suas redes sociais, principalmente as que interagem com mais  frequência;
  • Analise o perfil e postagens da pessoa, já terá alguns dados e insights;
  • Veja seu banco de dados de clientes e selecione os mais frequentes ou aqueles que
    consomem mais seu produto;
  • Se o seu produto ou serviço é novo, peça indicações de contatos de pessoas que possam se encaixar no que você imagina que será o perfil do seu futuro cliente.

Montando o roteiro de perguntas

  • Pense em perguntas básicas relacionadas aos dados para a criação das personas citadas acima;
  • Pense em um formato de conversa que seja fluida, não composta apenas por perguntas;
  • Deixe espaço para o entrevistado comentar outros assuntos, pois eles podem trazer informações interessantes;
  • Prepare-se para a possibilidade de insights e oportunidades de descobrir pontos-chave para a construção de diferentes perfis.

Abordagem

  • Escreva uma mensagem privada com perfil pessoal se apresentando;
  • Fale um pouco sobre o objetivo do contato e proponha uma conversa para saber mais sobre seus hábitos de compra;
  • Se possível, ofereça algum benefício como forma de agradecimento ao final;
  • O contato pode ser a distância ou presencial, pois o que importa é obter as informações que considera essenciais.

A ideia é que ao final destas entrevistas você possa entender quem é seu consumidor ideal e assim sua abordagem será muito mais direcionada e com mais chances de sucesso. Observe os anúncios que aparecem em suas redes sociais. Já notou como eles se encaixam perfeitamente no que você quer ou precisa? Você já deve ter pensado: “Nossa, parece que tem um espião no meu computador/celular investigando tudo o que eu faço”. Pode relaxar. Não tem ninguém infiltrado na sua casa (sic), mas você tem empresas que te observam diariamente e te entendem.

O Marketing tem esse poder. Aproximar!

As empresas mais bem-sucedidas do mundo pensam assim. Tratam seus consumidores como melhores amigos. Os lembrando constantemente de sua proposta e presença. (Mas isso é assunto para outra coluna). E tenha sempre em mente a maior premissa do marketing: quem não é visto, não é lembrado.

marketing Priscilla Thenevet

Leia também

Quais os efeitos do isolamento social? | Fala, Zé!

Compartilhe: