O que aprendemos com a música pop nos últimos dias

Popland - Por Vai Ali

05/06/2017

A linha é sempre tênue, quem gosta de balada, ama música e vice e versa. E não seria diferente comigo, além de curtir baladinhas eu respiro música. Por isso, a partir de hoje, além do nosso encontro semanal no “Qual é a boa?” eu falarei sobre música pop nessa coluna aqui no Vai Ali.

E pra estrear, eu tive sorte, muita sorte. Pois os últimos dias foram agitados no mundo pop nacional, tanto que chegamos a níveis internacionais. E um nome principal foi responsável por isso: Anitta. Você pode não gostar do estilo musical ou não gostar da artista, mas você deve admitir: a menina está sabendo fazer um plano impecável para emplacar como nenhum outro brasileiro já fez no mercado da música internacional.

Ficou perdido no meio de tanta informação envolvendo o nome da cantora? Calma que eu te ajudo a entender como esse plano de marketing funcionou. Tudo começou quando, no final de maio, a rapper americana Iggy Azalea lançou seu novo single, “Switch”, em parceria com Anitta, fato inédito em ser feito com uma cantora brasileira. Nós mal sabíamos, mas depois disso começava o grandioso plano de marketing da Anitta para a carreira internacional. E foi assim:

26/05/2017 – Anitta faz performance de “Switch” com Iggy Azalea no programa do Jimmy Fallon

Antes de Anitta (ou AniRa, como os gringos a chamam), apenas Carmem Miranda tinha sido outra brasileira a se apresentar em um programa de TV americano. E isso foi lá em 1955. A apresentação teve uma ótima repercussão, se destacando, inclusive no próprio canal do programa no Youtube, como uma das performances com mais visualizações.

31/05/2017 – Com o nome em visibilidade depois da performance em solo americano, Anitta lança seu próprio single, “Paradinha”, com um clipe TODO gravado em Nova York.

A música é a primeira da cantora toda em espanhol, deixando claro o seu foco musical para fora do Brasil, principalmente pela sonoridade reggaeton da música, que está em alta lá fora. Como exemplo, temos o megahit Despacito, de Luis Fonsi, com parceria de Jusin Bieber em sua versão remix.

01/06/2017 – Lançada a música “Sua Cara”, parceria do trio Internacional Major Lazer, com participação de Anitta e Pabllo Vittar.

Pra quem não sabe, o trio Major Lazer, formado por Diplo, Jillionaire e Walshy Fire é responsável por grandes hits internacionais, um deles, “Lean On”.

PRONTO! O nome de Anitta se tornou o mais falado da mídia desde então, o vídeo de “Paradinha” se tornou o clipe mais visto da história do Youtube brasileiro em menos de 24 horas, com 6,4 milhões de visualizações. No Spotify, “Paradinha” quebrou outro recorde: se tornou a melhor estreia de uma música brasileira no aplicativo com 500 mil plays. A música também atingiu a 182ª posição entre as músicas mais tocadas no mundo, melhor resultado de lançamento para um artista brasileiro na história do Spotify.

Você pensa que acabou? NÃO! O clipe de paradinha ficou entre os vídeos em alta do Youtube no Brasil e dos Estados Unidos. Vale destacar também que “Sua Cara” de Anitta e Pabllo Vittar, foi lançada dentro de um EP do Major Lazer e se tornou a música mais ouvida do material em menos de 24 horas. Detalhe: mais ouvida do que o próprio single oficial do EP. Com folga, diga-se de passagem, mais do que o DOBRO de execuções até o fechamento desta matéria.

Os números são ótimos? São! Mas todo esse plano de marketing e a extensa visibilidade vão muito além de números: nosso país começou a ganhar visibilidade na música mundo afora.

  • “Paradinha” já é promessa de hit do verão lá fora, segundo radialistas da Espanha.
  • “Sua Cara” coloca uma mulher e uma Drag Queen brasileiras em visibilidade nos EUA. Sim, uma mulher e uma Drag Queen, que agem como querem e possuem MUITA atitude para isso…TAPA NA CARA DO MACHISMO. É pra ter orgulho, minha gente!

​O que a gente aprende com essa aula de marketing e música boa? Que devemos parar de menosprezar o nosso país, e precisamos entender, de uma vez por todas, que nós temos chances de sermos reconhecidos lá fora por uma fama que vá além do futebol e carnaval. É preciso acreditar.

via GIPHY

Quando eu morava no Rio de Janeiro, por volta de 2010/2011, me lembro dos shows da MC Anitta por lá custarem R$ 15,00 quando ela tinha apenas uma música lançada e só quem morava no Rio a conhecia. Ela panfletava seu próprio CD promocional, de qualidade inferior, numa estação de metrô da cidade e pedia para as pessoas irem ao baile da Furacão 2000 assisti-la. Um pouco depois, em 2013, quando ela estourou, lembro-me de ouvir diversas vezes que Anitta não passaria de “Show das Poderosas”. É, parece que ela passou disso, e o melhor: parece que ela vai muito mais longe.

Compartilhe:

Tags: