São Paulo Sustentável – Parque Parelheiros

Fala, Zé! - Por José Roberto Abramo

28/08/2021

Por José Roberto Abramo* (esta matéria é um painel rápido de várias publicações nos portais da Prefeitura da Cidade de São Paulo)

Em 2009, São Paulo foi uma das primeiras cidades brasileiras a aprovar uma Lei Municipal de Mudança do Clima estabelecendo metas específicas de mitigação.

São Paulo é uma das primeiras cidades do Sul Global a aderir ao Acordo Climático de Paris

O PlanClima SP estabelece uma visão clara para um futuro mais verde e mais justo.

Trabalha Ações Locais para a Biodiversidade. São Paulo, uma metrópole que ainda possui significativa parte de seu território recoberto por Mata Atlântica e áreas produtoras de água que contribuem para o abastecimento de parte da Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

As áreas naturais com remanescentes de Mata Atlântica ganham destaque nas discussões sobre o crescimento da cidade em sua direção. Existe a preocupação com a produção de água, qualidade ambiental e diversidade biológica. E este parâmetro vem fazendo com que o poder público crie Unidades de Conservação com diferentes níveis de restrição a ocupação e uso humano.

A cidade enfrenta graves problemas de degradação ambiental, consequência de uma expansão urbana sem pelanejar seu desenvolvimento de forma a manter a qualidade ambiental.

O município de São Paulo possui 38 parques urbanos distribuídos pela cidade.

A Sampa+Rural busca conectar as áreas rurais à cidade: O objetivo da plataforma Sampa+Rural é agregar em um único ambiente informações sobre desenvolvimento rural sustentável, turismo, meio ambiente e alimentação saudável, onde qualquer cidadão possa explorar e descobrir as zonas rurais da cidade.! Vamos falar um pouco do Parque em Parelheiros é polo de tecnologia em agroecologia.

1º parque urbano do bairro tem Escola de Agroecologia, coworking e vitrine de técnicas sustentáveis. [Por Redação CicloVivo -10 de junho de 2021]

O Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, em Parelheiros, zona sul de São Paulo, é o primeiro parque urbano do bairro, inaugurado no início de 2020. Além de ser uma ampla área de lazer e contemplação da natureza, com seus 110 mil m² que incluem lagos, campos de futebol e pista de caminhada, o local também vem se tornando um centro de qualificação e suporte para agricultores da região.

Com o apoio do Projeto Ligue os Pontos, da Prefeitura de São Paulo, estão instalados no parque a Escola de Agroecologia de Parelheiros, o TEIA Parelheiros e a Vitrine de Técnicas Sustentáveis, um conjunto de iniciativas que visam o fortalecimento da agroecologia por meio da difusão do conhecimento e de apoio técnico aos produtores.

“Esse espaço faz parte de uma rede de apoio ao desenvolvimento agroecológico”, “Além da geração de renda, são projetos que aumentam a oferta de alimentos saudáveis e diminuem o impacto ambiental da atividade agrícola em São Paulo”, conclui.

Escola de Agroecologia de Parelheiros

A sede administrativa do parque abriga a Escola de Agroecologia, que conta com uma infraestrutura de salas de aula para a realização de oficinas, cursos, e palestras voltadas para os agricultores e moradores da região.

Primeiro braço da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) na região sul de São Paulo, a Escola de Agroecologia tem o objetivo de difundir as práticas para uma agricultura mais sustentável, promovendo a construção de conhecimentos, valores, habilidades e experiências, buscando soluções para os problemas ambientais atuais e futuros.

Inaugurado em fevereiro de 2020, e aposta em um modelo de gestão participativa das oficinas por meio de parceiros, associações e universidades.

“Todo cidadão paulistano poderá aprender de forma gratuita a contribuir para uma cidade mais sustentável”.

TEIA Parelheiros

O Parque Nascentes do Ribeirão Colônia é o primeiro parque da cidade a contar com uma unidade do Teia, coworking público da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Teia Parelheiros é voltado à agricultura e ao ecoturismo.

Mais da metade dos agricultores da zona sul rural recebem menos que um salário mínimo, proveniente da agricultura. O Teia chegou a esta região para apoiar esses agricultores em ações de melhoria e desenvolvimento de seus negócios.

O espaço dispõe de dois ambientes, sendo um dedicado a cursos, palestras e reuniões, equipado com oito computadores de mesa e com capacidade para mais de trinta pessoas. O outro espaço será usado como ambiente de coworking com capacidade para 14 posições individuais de trabalho e como local para eventos e exposições. O Teia conta ainda com internet wi-fi de alta velocidade, ambiente de descompressão e copa.

Vitrine de Técnicas Sustentáveis

Em parceria entre o Projeto Ligue os Pontos e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a instalação conta com oito técnicas sociais sustentáveis baseadas nos princípios da permacultura, além de videoaulas explicativas sobre cada técnica, disponíveis no canal da UMAPAZ no YouTube, e uma cartilha que está em produção, com o objetivo de difundir ao máximo esse conhecimento.

UMAPAZ

Esse é um espaço aberto para que todos possam visitar, conhecer e fazer parte dessa rede agroecológica que está se formando e se fortalecendo no território, objeto do Projeto Ligue os Pontos.

As técnicas apresentadas utilizam materiais de baixo custo e fácil acesso, como tubos PVC, baldes, plantas nativas, entre outros, o que facilita a sua reprodução nas propriedades rurais e até mesmo nos domicílios de qualquer pessoa.

As técnicas que estão em exposição:

  1. Filtro caseiro 2. Minicisternas 3. Compostagem  4. Técnicas de Saneamento  5. Construções sustentáveis com terra  6. Reservatório de ferrocimento  7. Captação de água sem uso de energia elétrica  8. Horta pedagógica agroecológica

 

Significado histórico da derrota dos EUA na Ásia Central

 

 

Compartilhe: