Slime: o guia definitivo do que é, para que serve e como fazer!

Comportamento - Por Vai Ali

07/02/2019

Não é de hoje que a internet tem sido dominada pelo slime, uma nova febre que tem conquistado principalmente as crianças. Com mais de 23 milhões de vídeos no Youtube sobre o tema e com as mais variadas receitas, o slime está movimentando um mercado milionário e nos últimos dias ganhou ainda mais destaque com o sucesso do senhor Nilson Izaias , o vovô do slime.

Você ainda não conhece essa moda e está se sentindo perdido nos últimos dias? Vem com a gente que nós explicamos o que é o slime, para que serve e ainda selecionamos as melhores receitas dos mais variados tipos de slimes para você se divertir ou dar de presente. Saca só!

O que é o slime?
Slime é um tipo de massa gosmenta, que os mais velhos podem reconhecer como "amoeba" ou "geleca". A palavra vem do inglês e significa viscoso ou pegajoso e o diferencial fica por conta das cores, texturas e brilhos que essa nova massinha pode ter.

Para que serve?

A graça do slime consiste em literalmente colocar a mão na massa e testar diversas receitas em busca de resultados cada vez mais inusitados. Apesar de ser encontrado no mercado por um preço acessível, faz parte da brincadeira a alquimia e o encanto de ver a mágica acontecer nas mãos. Outra finalidade para o slime é o exercício terapéutico de amassar e esticar essas melecas. É bem comum encontrar vídeos que relacionam o manuseio do slime com músicas relaxantes e barulhos suaves com o intuito de acalmar e reduzir a ansiedade de quem assiste.

Quais os tipos e como fazer?

Existem incontáveis tipos de slimes, mas fizemos uma seleção dos mais procurados para você se inspirar e tentar fazer em casa. Preparados?

1) Fluffy:
Com aspecto mais fofo, esse slime é um dos mais queridinhos da garotada pela sua textura agradável e os barulhinhos que faz ao ser amassado.



Ingredientes:
Corante alimentício da cor que desejar;
Uma colher (sopa) de amaciante para roupas;
Uma xícara (chá) de cola branca;
Três xícaras (chá) de espuma de barbear (é preciso que seja espuma, creme não funciona);
Uma colher (sopa) de água boricada (Encontra na farmácia);
Meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio;

Como fazer:
Coloque em uma tigela a cola branca, o amaciante e uma xícara (chá) da espuma de barbear. De uma incorporada nestes ingredientes e então acrescente o bicarbonato de sódio, a água boricada e algumas gotinhas de corante. Mexa até que fique bem homogêneo e então acrescente o restante da espuma de barbear. Acerte a cor desejada e então mexa até que o slime comece a desgrudar do fundo da tigela.

2)Clear:
Essa é uma slime transparente e apresenta um aspecto bem diferente da convencional. Essa slime pode gerar outros tipos como a glitter slime e a Galaxy Slime, basta usar a sua criatividade nas cores e abusar na purpurina.



Ingredientes:
Uma colher (sobremesa) borax em pó;
Um copo (250ml) de água morna;
Meia xícara (chá) de cola transparente ( a Acrilex é uma marca boa);
Três colheres (sopa) de água.

Como fazer?
Dissolva o borax em pó na água morna. Mexa bem. Coloque a cola e as três colheres de água em uma tigela ou potinho e misture. Então com uma colher (sobremesa) vá acrescentando o bórax diluído e mexa até que fique completamente homogêneo e com a consistência de slime. Coloque o slime em um potinho com tampa e deixe descansar por dois dias. Pronto você terá a clear slime mais linda da internet.

3) Crunchy
Nesse slime o que manda é deixá-lo bem crocante. Para isso, acrescentam bolinhas de isopor, miçangas e outros elementos.



Ingredientes:
Meia xícara (chá) de cola branca;
Meia xícara (chá) de espuma de barbear;
Duas colheres (sopa) água
Uma colher (sobremesa) de bórax diluído;
Corante;
Uma colher (sopa) de bolinhas de isopor (você compra em papelarias).

Como fazer?
Coloque a água, cola branca e espuma de barbear em um potinho e mexa até que fique bem homogêneo. Então acrescente o corante e incorpore-o a massa de slime. Coloque o bórax diluído e então mexa até que comece a dar consistência. Caso seja preciso coloque um pouco mais de bórax. Então acrescente as bolinhas de isopor e sove o slime até que todas as bolinhas estejam incorporadas na massa. Deixe o slime secar por duas horas e está pronto!

4) Magnetic
Sem dúvida um dos slimes mais legais, afinal dá pra passar horas brincando de controlá-lo com um imã.



Ingredientes:
Cola Branca
Borax
Palha de Aço
Super-Imãs

Como fazer?
Esticar a palha de aço e colocar dentro de um recipiente que não pegue fogo, e depois colocar fogo na palha de aço(faça isso fora de casa). Depois de esfriar, você irá tirar a palha de aço do recipiente e terá lá dentro um pozinho. É ele que você irá usar. Peneire ele bem e depois coloque em um pote de vidro. Coloque cola branca, mais não muita senão o seu slime ficará pouco magnético. Agora iremos fazer a mistura de borax. Para isso, coloque uma colher rasa de borax em um copo de água e misture bem. Depois coloque 5 colheres dessa solução em outro copo com água para o borax ficar bem diluído. Coloque bem pouco da solução de borax no slime e misture. Faça isso até ela ficar com consistência desejada e prontinho!

5) Que brilha no escuro
Poderia ser uma gosma sobrenatural, mas é apenas um slime que brilha no escuro e que sem dúvida vai faze a diversão da garotada nas noites do pijama.

Ingredientes:
Meia xícara (chá) de cola transparente;
Tinta guache neon (você encontra em papelarias);
1/3 xícara (chá) de água;
Uma colher (sobremesa) de bórax diluído.

Como fazer?
Em um potinho coloque a cola, a água e a tinta neon ou água tônica. Mexa até que fique bem homogêneo. Então acrescente o bórax e mexa até que o slime ganhe a textura correta. Deixe secar um pouco e pronto.
Para poder testar este slime você vai precisar de uma luz negra.

Outras receitas:

Há incontáveis receitas de slime na internet e em muitas delas é comum ver o bórax (borato de sódio) como ingrediente, o problema que se ele não for bem diluído pode causar irritação nos olhos e até queimaduras na pele. Pensando na sua segurança, listamos abaixo outras receitas bem acessíveis, não tóxicas e algumas até comestíveis para você se divertir sem preocupação:

Slime de amido de milho
• 1 ½ xícara (350 ml) de água
• 3 a 4 gotas de corante alimentício
• 2 xícaras de amido de milho

Slime de talco
• 1/2 copo de cola branca
• Corante alimentício
• 1/2 copo de talco para bebês

Slime comestível
• 1 lata (395 g) de leite condensado
• 1 colher de sopa (14 g) de amido de milho
• 10 a 15 gotas de corante alimentício

Conhece outro tipo e receita de slime interessante e que vale a pena fazer? Comenta aqui embaixo e compartilha com a gente! 

Compartilhe:

Tags: