Soul Rueiro lança o EP “Juventude é Resistência”

soul-rueiro-lanca-o-ep-juventude-e-resistencia

Cidade Música - Por Vai Ali

06/04/2020

Nos últimos dias, a banda Soul Rueiro, aqui de Juiz de Fora, lançou mais um trabalho. O novo EP, chamado “Juventude é Resistência”, foi todo gravado de forma analógica no Forest Lab, estúdio em Petrópolis-RJ. Foi um fim de semana de imersão para as gravações e resultou num trabalho incrível, em que a banda tenta passar toda a força dos seus instrumentos e versos para a fita magnética. Depois de Muros Mouros, o primeiro EP da banda, que tinham músicas que traziam certa tranquilidade, “esse veio como uma porrada pra quem ouve”, diz Hugo de Castro, vocalista da Soul Rueiro.

Além do EP, a Soul Rueiro lançou o clipe da música Vejo Corpos, faixa 2 do disco, além de uma série de DOC’s sobre o processo de construção de “Juventude é Resistência”.

No último domingo, a banda participou da Live 5 Faixas, comandada por Lucas Müller. Lá, Hugo contou como foi a criação de cada música do disco. Uma coisa elas têm em comum: todas são composições antigas de Hugo, mas que se ressignificaram. “Era o momento de gravarmos”.

 

6 Faixas

Brisa, primeira faixa do disco, é a composição mais antiga entre as seis. Ela traz a ideia de que a vida não é só brisa, não é romantismo – é uma mensagem muito mais realista do mundo. A faixa sempre fez sentido à banda, e, atualmente, mais ainda. Assim como Brisa, Vejo Corpos sinaliza essa busca pelas verdades do mundo, o que, muitas vezes, nos faz perder nossa própria essência, da nossa missão. Essa foi a música escolhida para ser o primeiro clipe da banda desse novo EP. Dirigido por Hércules Hakauskas, foi gravado em Belo Horizonte e Juiz de Fora, no início da quarentena do Coronavírus (quando ainda não sabíamos a gravidade da situação). O resultado? Imagens incríveis de alguns pontos de BH quase vazios, como o Viaduto Santa Tereza (uma imagem aérea incrível). Aproveita e assiste o clipe pra entender:

Choque é a terceira faixa do EP da Soul Rueiro. É aquele papo reto, “entra, fala pra carai, bate a porta e vai embora”, diz Hugo. A música termina com “quem dera se sua mente hoje pudesse legalizar” e se liga perfeitamente com a próxima faixa, Plant(ação) da Semente, com participação do rapper Marcelo Marte. Uma curiosidade dessa música é que a frase que inspirou a música veio das rodas de freestyle de BH e por isso foram atrás do dono da frase, pediram autorização para usarem e tá tudo certo rs.

Juventude é Resistência, além do nome do EP, é a faixa 5 do disco. É uma canção em primeira pessoa, uma junção do poema e da música. Quando a música tava pronta, ainda sentiam que faltava algo, e daí nasceu a parceria com RT Mallone. Além da vontade que tinham de ter uma música juntos, RT traz uma emoção nos versos que completou Juventude é Resistência. No DOC, disponível no Instagram da Soul Rueiro, o rapper disse que expressou um sentimento que sempre quis nessa música.

Otário fecha o EP, e Hugo disse que é bastante complicado de explicar essa composição. Ela veio de um processo de confusão mental, um discurso para diversas pessoas em diversas situações. Mas, mais que isso, é algo que ele diz a si mesmo, como uma autocrítica. “Otário também sou eu. Não quero ser esse cara, que não é inerte as coisas”.

Hugo prometeu que, além das versões digitais, o EP “Juventude é Resistência” também ganhará sua versão física. Enquanto isso, confere só esse som na íntegra:

Anota aí!

Ei, anota na agenda: durante a quarentena, todas SEXTAS e DOMINGOS rola a #Live5faixas, com artistas aqui da cidade. Um bate-papo comandado por Lucas Müller sobre música, hobbies, cenário, dicas e muito mais. Tu vai perder? Anota na agenda, siga o Instagram do Vai Ali e nos acompanhe por lá.

Perdeu as temporadas antigas do Programa 5 Faixas? Clica aqui pra conferir!

Compartilhe: