9 dicas de organização que melhoram a produtividade

Dicas - Por Vai Ali

10/05/2018

Produtividade! Essa é a palavra do momento. Em meio a tanta tecnologia, gadgets, nuvens e mensagens instantâneas, muita gente acaba perdendo o foco no trabalho ou na vida e, com isso, a produção cai e o planejamento do dia-a-dia também.

Para resolver esse probleminha, nós selecionamos algumas dicas de organização que vão dar um up na sua produtividade. Confere aí!

1- Nada de soneca de manhã

Se você é do tipo que tem dificuldade pra levantar, trate já de abandonar o botão de ‘soneca’ de manhã. Um bom motivo pra pular da cama assim que o despertador toca é deixar o alarme longe da cama, assim você levanta para desliga-lo e acorda de uma vez por todas.

via GIPHY

2- Pense nos detalhes do seu dia na noite anterior

Antes de dormir, você pode, por exemplo, já pensar na roupa que vai vestir no dia seguinte e no que vai comer no café da manhã. Assim você não perde tempo logo pela manhã e pode pensar em outras coisas e adiantar os afazeres do dia.

3- Organize a bagunça antes de dormir

Tire 15 minutos para guardar tudo que está fora do lugar antes de dormir. Faça isso também quando tem coisas para jogar fora. Junte tudo e vá dormir com a consciência tranquila de que, no dia seguinte, tudo estará em ordem.

4- Planeje suas tarefas

Planejando tudo o que tem que fazer no dia e organizando cada uma por ordem de prioridade, você vai conseguir separar o tempo certo para desenvolver cada tarefa.

5- Faça listas

Você pode otimizar muito o seu tempo fazendo listas que vão dos produtos para comprar no supermercado às coisas que precisa colocar na mala de viagem. Aproveite um tempinho na sexta-feira para fazer uma lista com todas as pendências que precisa resolver para segunda. Assim fica mais difícil jogar tudo para o alto no fim de semana.

6-Tenha uma agenda física

Prefira anotar suas demandas em uma agenda física em vez de colocar tudo em plataformas digitais. Por quê? É que escrever à mão ajuda a melhorar sua memória e facilita a retenção de informações. Uma boa dica é anotar, além das datas e horários dos compromissos, o que você precisa fazer para se preparar para eles. Coloque um lembrete na agenda alguns dias antes.

via GIPHY

7- Baixe aplicativos que facilitam a vida

Banco, seguro, salão de beleza, telefonia, internet, companhia aérea… e todas as facilidades que o mundo moderno colocar na sua mão. Resolva tudo o que puder nos aplicativos e evite perder tempo em filas e musiquinhas de espera. Lembre-se, tempo é dinheiro!

via GIPHY

8- Utilize técnicas de produtividade

A Técnica Pomodoro, por exemplo, divide seu trabalho em blocos de 25 minutos. Você trabalha este tempo sem interrupções – desabilite suas notificações do celular e concentre-se na tarefa – e descansa cinco minutos fazendo o que quiser. A cada duas horas você pode fazer uma pausa maior, de cerca de 30 minutos.

9- Compre produtos de qualidade

É clichê, mas se você gasta um dinheiro a mais comprando um produto de qualidade, seja uma roupa ou uma TV, você evita dor de cabeça com conserto, fica mais feliz e aproveita o tempo pra fazer algo que gosta.

via GIPHY

Compartilhe:

Tags: