Como usar o marketing de indicação no seu negócio

Marketing agora! - Por José Roberto Abramo

06/10/2020

Por Priscilla Thevenet*

Indicar produtos e serviços para outras pessoas, o famoso, boca a boca, acontece não é de hoje. Todos já passamos por esse tipo de situação, seja na posição de indicador, ou como a pessoa que recebe a indicação.

O Referral Marketing, como também é chamado, é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço.

Vale lembrar que o Marketing de indicação não é igual ao Marketing de influência. Vamos relembrar? O Marketing de influência é desenvolvido por pessoas que exercem pode seja através do número de seguidores, engajamento nas redes ou até mesmo referências em determinada área, como por exemplo figuras públicas, especialistas ou influencers digitais.

Aqui, estamos falando nos seus clientes!

Quem melhor do que o seu cliente, para indicar o seu produto de forma natural e verdadeira. Não existe marketing mais orgânico e espontâneo do que esse.

Mas claro, que existem formas de agradar esse consumidor que contribui, diretamente, para o sucesso do seu negócio.

Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas), pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca.

Esse tipo de ação, acarreta a fidelização desse cliente e claro sua satisfação. Que tal pensar em campanhas “amigo indica amigo”? Indique seu amigo e caso ele se transforme em nosso cliente, você ganha X% em determinado produto ou ganhe um brinde exclusivo ou quanto mais amigos você indicar você ganha uma viagem com acompanhante…

Observou acima? As possibilidades são infinitas!

Tudo vai depender do seu tipo de negócio e claro, do seu planejamento financeiro. Sendo muito importante que essas condições especiais já estejam dentro do seu plano.

Seu cliente pode se tornar porta-voz da sua marca. Já notou como o banco virtual Nubank comunica suas ações? Sempre reverberando a opinião dos seus clientes. Eles são sua maior e melhor fonte de publicidade.

Lembrando que, (dica de ouro), seu SAC tem que estar trabalhando com agilidade e comprometimento para que possa atender com excelência seu cliente. Seja alguma relação, elogio ou sugestão. É fundamental que esse acolhimento aconteça de forma limpa e sem desgaste ou ruídos.

Para que o marketing de indicação funcione, todos os setores, desde o marketing, vendas e pós-vendas, devem trabalhar consonantes e sem frustrar o cliente. Comprar um produto é uma experiência, e quanto mais prazerosa for, mais chances tem de ser repetida.

Leia também:

Sanduíche com cantor de rap, combina?

Compartilhe: