Empreender Sustentável: uma realidade desejável e repleta de oportunidades

Empreender Sustentável

Memórias JF - Por Vai Ali

29/08/2020

Empreender é ter a coragem de adaptar-se diariamente a diversidade de situações que ocorrem no espaço. É neste sentido, que o empreendedorismo no contexto da sustentabilidade, se torna um potente assunto a ser tratado quando pensamos em inovar e buscar soluções relativas aos desafios que o espaço apresenta as nossas atividades. Em uma visão oportuna, a sustentabilidade incentiva a pensar em formas mais inteligentes de organizar as atividades do trabalho, e impactar toda uma rede de relacionamento entre pessoas por meio de ações. É a inteligência criativa que gera resultados diversos e muitas vezes com recursos pertencentes ao empreendimento.

Empreender sustentável é adquirir a capacidade de olhar as atividades do trabalho pela perspectiva da criticidade e enxergar diferentes modos de recombinar recursos: eliminando ações de pouco valor e impacto indesejável para o bem-estar social contextualizando-os no parâmetro do empreendimento. Neste cenário, surgem diferenciadas iniciativas e as vezes bem específicas, que possuem como principais diretrizes em suas ações: a busca por novos modos produção; relações de trabalho; tecnologias relacionadas com a matéria-prima; políticas de aproveitamento de resíduos; ações que envolvem valor causas e fidelização de público principalmente pelo relacionamento da marca que investe no “valor admirável”.  A exemplo da marca Memórias JF que possui em sua essência o trabalho em rede; o resgate e valorização da memória de Juiz de Fora e ainda a preocupação em fortalecer o princípio de trabalho e geração de renda para muitos artistas envolvidos na causa de busca do “valor admirável”.

É simplesmente uma demanda necessária para esse período de muitas mudanças que estamos vivendo e aprendendo todos os dias. O novo é urgente e não podemos mais adiar as adaptações necessárias! Precisamos nos preparar para enxergar as novas possibilidades na rotina de viver em prol de uma próspera sociedade.

Esp. Wanessa Bittar

Mestranda em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela UFSJ; especialista em Engenharia de Produção pela UFJF; graduada em Artes Visuais pela UFJF e técnica em Design pelo CTU. Trabalha com desenvolvimento e gerenciamento de projeto e seu portfólio abrange principalmente as áreas de economia criativa e sustentabilidade. Para entrar em contato: wanessabittar@studiodialeto.com.br

Leia mais da Coluna Memórias JF:

Praça ou Parque Halfeld? Por Roberto Dilly

Compartilhe: