Marketing de relacionamento: oi, olá, alô?

Marketing de relacionamento

Marketing agora! - Por Vai Ali

13/04/2020

Oi, olá, alô são interjeições que na língua portuguesa expressam cumprimento positivo de boas-vindas. Mas daí você se pergunta, o que isso tem a ver com marketing de relacionamento? Absolutamente, tudo!

É cada vez maior o número de empresas que entendem a importância do marketing dentro de suas organizações. Principalmente do marketing de relacionamento. Com a concorrência crescendo, com destreza e agressividade, é FUNDAMENTAL investir em estratégias de fidelização e nutrição desse cliente.

O marketing de relacionamento é isso. Te ajuda a fidelizar, conquistar. O objetivo principal dessa estratégia é transformar o seu cliente em seu maior fã. E sabe o que os fãs fazem? – esqueçam as loucuras (sic) – eles divulgam fortemente e apaixonadamente o seu produto. Não existem empresas de sucesso sem o antigo e famoso, boca a boca.

Para criar e manter esse relacionamento positivo, é imprescindível que seu atendimento interno esteja atento e treinado para atender com excelência. Desde o início da jornada de compra, o cliente DEVE sentir-se abraçado e amparado. A boa experiência, é a chave para essa fidelização. Afinal, você quer manter o cliente leal a sua marca e longe da concorrência!

Mas como nutri-los de informação e novidades sobre produtos? A resposta é simples, mantenha seu banco de dados atualizado. É necessário acompanhamento constante e observação dos maiores compradores. Seus melhores clientes e os que afetam diretamente em seu faturamento, devem ter ações personalizadas.

Para estreitar relações é importante que a empresa se faça presente em redes sociais (facebook, instagram…) e crie frequentemente conteúdo para seus clientes. Atenção: as experiência devem ser personalizadas e diferenciadas para cada pessoa.

Separei algumas dicas para que você possa manter essa comunicação de forma efetiva e eficiente:

  • Entrar em contato com o cliente informando de ofertas de produtos;
  • Realizar pesquisa de satisfação quanto a produtos e serviços fornecidos;
  • Parabenizar o cliente em datas especiais de sua vida (exemplo: aniversário)
  • Programa de bonificações através de planos de fidelidade;

Vocês já devem ter notado que desde minha primeira coluna venho frisado como o conteúdo deve ser bem planejado em todas as suas estratégias. Existe uma antiga premissa no marketing: “conteúdo é rei, divulgação é rainha”. Uma não se mantém sem a outra. E, elas devem caminhar juntas e afinadas (ou afiadas).

Em um mundo globalizado, nem sempre o bom conteúdo é o bastante. Por isso, você deve se atentar a alguns tópicos e ideias para que seu marketing de relacionamento tenha sucesso.

Vamos lá?

Dica 1: Conheça seu cliente

Já citei em minha coluna anterior a importância de conhecer sua persona a fundo. Volto a ressaltar que a melhor forma de vender um produto é entender as expectativas e anseios desse consumidor. Assim você poderá criar estratégias personalizadas e ideais, sem ter gastos excessivos ou desnecessários.

Dica 2: Segmentar e personalizar

Você possui aquele banco de dados invejável com milhares de leads. Só isso, não é suficiente. É preciso segmentar e distribuir esses clientes, conforme nichos ou setores. Com essa divisão, você poderá criar campanhas ou estratégias especiais para cada um.

Dica 3: Incentive o retorno

É necessário que seu cliente sinta-se valorizado a cada nova visita a seu site ou loja. Brindes e ações promocionais são um boa sugestão para agradá-los. Um exemplo clássico são os programas de fidelidade, a cada nova compra, um novo benefício.

Dica 4: De olho nos resultados

Busque sempre monitorar os resultados de sua campanha ou ação. O envio de e-mail marketing por exemplo. Basta diagnosticar a taxa de cliques e o nível de rejeição. Assim você conseguirá perceber o que deu certo. Lembre-se, a quantidade de comunicação enviada deve variar de acordo com o seu negócio. Ninguém quer ser bombardeado todos os dias pelos mesmos assuntos.

Dica 6: Ouça o seu cliente

O marketing de relacionamento não é apenas você conversar com o cliente, você DEVE ouvi-lo. Canais de ouvidoria simples e de fácil acesso são responsabilidade das empresas, torna-se crucial transformar críticas em combustível de mudança. Seu SAC (serviço de atendimento ao cliente), funciona bem? Repense!

Tenha em mente, relacionamento é construção. Não pense que conseguirá fidelizar o seu cliente em um mês, isso é impossível. Crie alternativas e ações rotineiras para manter esse relacionamento aquecido e agradável para ambos. Vivemos em um momento delicado, nunca foi tão necessário nutrir o seu cliente. Por isso, faça PLANEJAMENTO a médio e longo prazo! Esse rei e essa rainha, não podem perder a majestade.

marketing Priscilla Thenevet

 

Aprenda mais sobre Marketing!

O marketing está em tudo (e de olho em você)

Compartilhe: