O que é autopublicação?

autopublicação

Você Escritor - Por Vai Ali

20/08/2020

Publicar livros nunca foi uma tarefa fácil. Em um mercado editorial cada dia mais fechado para novos e desconhecidos autores, o sonho da publicação comercial acaba ficando mais e mais distante a cada rejeição de uma editora. Uma alternativa que surge nesse cenário é a autopublicação assistida.

Nos últimos anos, a autopublicação firmou-se como um nicho de mercado que cresce e traz muitas possibilidades para o autor.  Diferentemente da publicação independente, na qual o autor faz todo o processo editorial sozinho, na autopublicação assistida ele tem o apoio de editoras especializadas em fornecer os principais serviços de produção, divulgação e comercialização para sua obra. Entenda como isso funciona a seguir.

Por que devo investir na autopublicação assistida?

Quando um autor terceiriza a produção do seu livro para uma editora especializada, ele está garantindo um trabalho profissional, mas com liberdade de escolhas para sua obra. Nesse formato, o autor participa e é envolvido em todo o processo editorial, da revisão ao design de capa. Dessa forma, as editoras acabam atuando como parceiras, dando todo suporte para transformar o livro em um produto a ser comercializado com foco em resultados.

Quais serviços posso contratar para meu livro?

De forma geral, as editoras especializadas em autopublicação assistida oferecem variados serviços editorais. Entre eles: preparação, revisão, parecer técnico, design de capa, projeto gráfico, ilustrações, registro de ISBN, elaboração de ficha catalográfica e assessoria de imprensa. O seu livro também pode ser publicado em diferentes formatos como: livro físico, livro digital (e-book)e audiolivro.

Quanto custa publicar um livro?

Atualmente, a tecnologia do PoD (sigla em inglês que significa Impressão Sob Demanda) é uma das soluções que vieram para reduzir custos e estoque. Nesse sistema, o livro só é impresso após a venda e o autor não precisa arcar com as despesas de impressão. Além disso, as gráficas têm investido em equipamentos capazes de imprimir baixas tiragens a preços acessíveis e econômicos. Dessa forma, o autor consegue maximizar os lucros.

 

Tem o sonho de publicar um livro e não sabe como? Acesse as redes da Editora Paratexto e solicite um orçamento personalizado para sua obra.

Leia Também:

Movimento #defendaolivro – entenda!

Compartilhe: