Uma dose extra de criatividade, por favor!

criatividade mkt, agora!

Marketing agora! - Por Vai Ali

25/05/2020

Você sabe definir o que é criatividade? Na maioria das vezes nós não conseguimos explicar em palavras, apenas apontar “nossa que ação criativa”. Segundo Steve Jobs, “Criatividade é a arte de conectar ideias”, e podemos ampliar ainda mais a frase, dizendo que criatividade conecta ideias e as transforma em realidade.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Harvard, criatividade é, em 85%, uma habilidade aprendida. Isso significa que podemos melhorá-la. A questão é: como?

Leonardo Da Vinci acreditava profundamente nos poderes da curiosidade e seus efeito na criatividade. Ele escreveu entre os seus rascunhos e diagramas mais famosos: “Vaguei pelo campo buscando respostas para as coisas que eu não entendia”.

Aproveitando o insight fornecido por Da Vinci, podemos desenvolver nossa criatividade através da curiosidade e também de outras práticas simples e que podem ser introduzidas em seu dia a dia cotidiano (essas dicas valem para todas as profissões):

Crie distrações em seu dia

A rotina maçante e estressante pode arruinar o seu processo criativo. Focar-se muito seriamente em um problema, faz uso de quase todo o nosso processo cognitivo, deixando pouco espaço para criar. Então, tente fazer algo bobo ou repetitivo, assim você vai aliviar seus pensamentos e poderá ter ideias inovadoras.

Mude de ambiente

Quando os profissionais da Pixar criaram filmes como, Procurando Nemo ou Ratatouille, eles saíram dos estúdios e foram desbravar cenários novos e que tinham relação com os enredos. Por isso, você nota, imagens tão realistas. Mas calma lá, você não precisa ir para a França para ter ideias criativas. Uma simples mudança de ambiente fará toda a diferença pra você. Que tal mudar a disposição dos móveis da sala? Ou fazer uma rota diferente para ir ao trabalho?

Horário

Sabia que trabalhar fora do seu horário costumeiro pode despertar sua criatividade? Quando você trabalha fora do horário de rotina, seu cérebro está mais desorganizado, além de um padrão linear, você terá pensamentos dispersos e fará conexões com seu subconsciente. Hello, criatividade!

Tente atividades novas

Seja iniciante! Quando começamos uma atividade nova, temos oportunidade de tentar, experimentar, ousar… essa inclusão em nossa vida, movimenta nossos pensamentos e nos faz pensar de forma mais interessante e “fora da caixinha”. Que tal aprender a pintar ou tocar violão? Nunca é tarde pra descobrir algo novo e melhor, que nos surpreenda.

As pessoas mais bem sucedidas do mundo, tem uma dose extra de criatividade e inovação. Não é preciso ser um Steve Jobs para ter ideias novas e fugir do lugar comum. Tenha em mente que criatividade requer pensamentos leves, desconstrução de rotina e ideias, muitas IDEIAS!

Leia também sobre Marketing!

Dos 100 ao 1 milhão: como atrair seguidores reais

Marketing de Influência: como usá-lo sem se tornar uma armadilha

Compartilhe:

Tags: